Páginas

Tucanos querem apoiar Eduardo

ARTHUR CUNHA - Enviado especial
ITAÍBA - Apesar de, oficialmente, ser da oposição, o grupo político dos Martins deu mostras, ontem, de que pode apoiar a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB), em 2010. Tanto o deputado estadual Claudiano Martins (PSDB), quanto seu irmão e prefeito de Manari, Otaviano Martins (PSDB), admitiram a possibilidade de voto em Eduardo. Eles condicionaram o apoio ao aval do senador Sérgio Guerra (PSDB), que já revelou não ter como impedir os prefeitos ligados ao PSDB de ficarem com o governador.

Nos bastidores, o Palácio avalia que, mesmo que os dois irmãos não estejam com Eduardo, a maioria do grupo chefiado por eles votará no socialista. Questionado, Claudiano ponderou que seu “comandante” é Sérgio Guerra. “Ele é meu ‘coronel’. Onde ele estiver, estarei. Se ele mandar ficar com (o senador e pré-candidato ao Governo) Jarbas Vasconcelos (PMDB), eu ficarei. Se ele me mandar ir para Eduardo, a gente vai”, destacou.

O parlamentar, contudo, não escondeu a gratidão ao governador pelo apoio que, segundo ele, tem dado a Itaíba. “Sou amigo do governador. Nunca votei contra um projeto dele na Assembleia”, ressaltou. O deputado estadual também lembrou seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Itaíba (1997-2004). Em 1998, o tucano afirmou que foi o único prefeito da região a apoiar Miguel Arraes. “Demos a Dr. Arraes mais de cinco mil votos. Enquanto Jarbas (que venceu aquela eleição) teve 1.800”, rememorou. Dos oito prefeitos que Claudiano Martins diz pertencerem ao seu grupo, quatro apoiam Eduardo. Os outros quatro aguardam direcionamento de Sérgio Guerra. Em 2006, os Martins votaram no ex-governador Mendonça Filho (DEM), nos dois turnos.

Otaviano Martins assegurou que, diante da ajuda que recebe do Palácio, também não tem como se opor a Eduardo. Em 2000, Manari foi considerada a cidade com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Fato que obrigou o então governador Jarbas Vasconcelos a investir no município. De acordo com o prefeito, a receita de Manari é de R$ 1,2 milhão. Dos 18 mil habitantes, quatro mil recebem o Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!