Páginas

Eduardo Campos (PSB) lidera disputa em Pernambuco


Se a eleição para governador do Estado de Pernambuco fosse hoje, o atual governador Eduardo Campos (PSB) seria reeleito em primeiro turno. Em quatro cenários com nomes de possíveis candidatos, ele tem mais do que a metade do total de votos. É o que mostra pesquisa Datafolha realizada com 1.037 moradores de 16 anos ou mais do Estado de Pernambuco, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para o total da amostra, para mais ou para menos.

O atual governador venceria no primeiro turno, mesmo com vantagem um pouco menor em dois cenários com o nome do ex-governador Jarbas Vasconcelos. No primeiro deles, Eduardo Campos venceria com 57% dos votos, ante 29% de Jarbas, segundo colocado. Katia Telles (PSTU) e Sérgio Xavier (PV) recebem 1% das citações, cada. Nessa primeira situação 6% declaram intenção de votar branco ou anular, e 7% afirmam não saber como votar. 

No segundo cenário, com a inclusão do prefeito Humberto Costa pelo PT, Eduardo Campos obtém 54%, enquanto Jarbas Vasconcelos alcança 28%, e Humberto Costa, 5%. Katia Telles e Edilson Silva (PSOL) têm 1%, cada, votos brancos e nulos somam 5% e indecisos 6%. 

No terceiro e quarto cenários testados sem o nome do ex-governador Jarbas Vasconcelos, a vantagem do atual governador aumenta. Na terceira hipótese investigada com Roberto Magalhães pelo DEM e João Paulo pelo PT, Eduardo Campos tem 64% da preferência, seguido por Roberto Magalhães com 10%, e por João Paulo, com 8%. Nesse caso, Katia Telles alcança 2%, enquanto Sérgio Xavier e Edilson Silva não atingem 1%. Declaram voto branco ou nulo 8%, e indecisão, 7%.

No quarto cenário sem candidatos pelo PMDB e DEM e com o atual prefeito Humberto Costas, o atual governador obtém 68% das intenções de voto seguido de longe por Humberto Costa (PT) com 8%. Katia Telles consegue 2%, mesmo percentual de Bruno Araújo (PSDB), e Sérgio Xavier, 1%. Revelam-se sem saber como votar 8%, e dispostos a votar em branco ou nulo, 11%. 

No geral, o atual governador Eduardo Campos apresenta melhor desempenho no interior, entre os homens, entre os mais jovens (até 34 anos), entre os mais ricos (renda familiar acima de dez salários mínimos) e entre os que simpatizam com o PT, além de ligeira vantagem entre os de escolaridade média. Já o ex-governador Jarbas Vasconcelos se sai melhor na região metropolitana, incluída a capital, entre os menos estudados e entre os mais pobres (renda familiar até dois salários mínimos), e obtém suas maiores taxas entre os simpatizantes do PMDB.

Sem a apresentação de nomes de candidatos aos entrevistados, 28% mencionam espontaneamente o desejo de reeleger o atual governador Eduardo Campos em 2010. Não sabem dizer como votariam 55%. Por sua vez, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, principal adversário de Campos é citado por 5%, mesmo percentual dos que afirmam intenção de votar branco ou nulo. João Paulo e a menção a “candidato do PT” obtém, cada, 1%, 3% referem-se a outros nomes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!