Cinema e cultura ao alcance de todos.
A sétima arte está em festa no pais. Varias cidades Brasileiras que foram contempladas com o programa Cine mais Cultura, já estão inaugurando o Cinema em sua Cidade.
O CINE CLUBE DEUSA BRANCA foi um dos projetos contemplados após encontro, realizado na Secretaria de Cultura do Estado. A convite do Ministério da Cultura (Minc), o prefeito Manoel Tomé marcou presença através do seus representantes: o Secretario de Administração Evandro Pereira, Antonio Carlos e Tarso que respondem pela execução de projetos técnicos da Prefeitura, e Jose Edimilson de Oliveira, presidente da Associação de Cultura.
O encontro teve por objetivo viabilizar, com urgência, a implantação de ações do programa mais cultura em todas as cidades que ainda não foram beneficiadas, principalmente aquelas em que os índices de desenvolvimento humano e educacional estejam abaixo da média brasileira.
Portanto, Tupanatinga já conta com o seu Cine Clube em Instalação. O Local de exibição é no Lago do Comercio, 43, com data prevista para inauguração no proximo dia 28 de fevereiro.
Durante o encontro o secretario de Políticas Culturais Alfredo Menevy comentou sobre a nova fome do Brasileiro:
“Hoje, o Brasil tem outra fome. Fome de quê?
Apenas 13% dos brasileiros vão ao cinema alguma vez por ano; 92% dos brasileiros nunca foram a um museu; 93,4% dos brasileiros nunca assistiram a um espetáculo de dança; Mais de 90% dos municípios não possuem sala de cinema, teatro, museu e outros espaços culturais; A media brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4%. Do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.”
Para o Secretário, diante dos números acima, o Brasil tem fome de viver (Educação, Cultura Esporte e Lazer).
Esses dados preocupam o governo que, caso não se corrijam, prejudicarão drasticamente a construção de uma Cidadania fortalecida e bem alicerçada que é o foco do Governo Federal para que tenhamos uma nação futura próspera e estável.
Com a aplicação das ações do Programa mais cultura o Governo Federal reconhece a cultura como uma ferramenta principal para alavancar o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social.
Para quem não conhece, o Cine Mais Cultura é uma ação do MinC desenvolvida em parceira com os governos estaduais e municipais conveniados e que tem como objetivo principal a democratização do acesso às salas de cinema no território nacional, além do estímulo à exibição de filmes brasileiros.
Para a coordenadora do Projeto Cine Deusa Branca, Eliane Ferro, Tupanatinga está de parabéns por não ter se acovardado e ter persistido na conquista deste projeto. Segundo ela, educação e cultura são o caminho seguro para o desenvolvimento.O cinema é arte viva que contribuirá para ampliação dos horizontes das crianças e jovens de nossa comunidade.
A execução do Cene Mais cultura em nossa Cidade, funcionará com apoio de uma equipe: colaboradores- Edimilson, Socorro Campos,Edezilton, Edinaldo do Conselho Tutelar, a coordenador Eliane Ferro, e dos funcionários do Projeto, os cineclubistas: António Carlos(PIU) e José António Filho, ambos capacitados pelo Ministério da Cultura, para execução técnica do projeto.
Conexão Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!