Eduardo, Aécio, Lula e Serra |
Vão ao ar nesta terça-feira à noite cinco novas inserções de rádio e TV do PSB. As peças, criadas pelo jornalista e publicitário Edson Barbosa, da Link Propaganda, têm um claro objetivo: lançar nacionalmente o nome do governador de Pernambuco e presidente da legenda, Eduardo Campos.
Se em seu primeiro mandato no Estado Campos procurou não aparecer falando de política nacional –embora operasse nos bastidores–, agora, reeleito com maior votação do país, ele tenta abertamente se inserir no debate de temas que ultrapassam a fronteira de Pernambuco.
Em uma das três peças em que é a estrela, Campos aparece defendendo a reforma política, para que o “Brasil oficial esteja mais próximo do Brasil real”.
Em outra, enuncia “o que é novo no Brasil” _no que pode ser lido como uma mensagem subliminar para ele próprio, um “novo’’ governador, cuja imagem ainda precisa ser trabalhada no resto do país. “Não vamos deixar a peteca cair. Vamos levar esse país cada vez mais longe”, diz... Clic no Lei mais.
Na terceira propaganda estrelada por ele, o governador diz que o PSB representa um “novo caminho para o Brasil” –slogan que é martelado em todas as peças. Diz que as administrações do partido em Estados e municípios são exemplos de que é possível “fazer bem feito’’. “É esse novo jeito que nós queremos levar para você”, encerra, numa clara mensagem de que o PSB ensaia se descolar da aliança nacional com o PT.
O governo Dilma Rousseff não é citado em nenhuma das cinco inserções. Nas duas peças que não são conduzidas por Eduardo Campos, há um ensaio de crítica, embora não endereçada ao governo federal.
Uma delas tenta explicar o conceito de “novo”, associado ao PSB. “O novo não é dourar a pílula, prometer obras que nunca serão feitas, fingir que vão acontecer coisas que jamais acontecerão”, diz um locutor, enquanto imagens em preto e branco se revezam na tela.
Em outra, uma corrida de revezamento é usada para dizer que o Brasil “mudou” e “tirou milhões de brasileiros da pobreza”. E, em seguida, mais uma clara mensagem de independência do PSB: o locutor diz que o Brasil “agora está pronto para dar um novo passo, porque agora que começamos não podemos parar de avançar”. Na tela, a imagem de um corredor que recebe o bastão, rompe a fita de chegada e continua correndo. E o slogan: “PSB: um novo caminho para um novo Brasil”.
A propaganda do PSB mostra apuro visual e de conteúdo muitas vezes superior às últimasinserções do PSDB, levadas ao ar em abril, que não usou o espaço garantido pela Justiça Eleitoral para promover nenhum de seus líderes e ainda levou ao ar uma campanha tecnicamente deficiente e sem mensagem clara.
Na semana que vem, os socialistas terão direito aos 20 minutos de programa em horário nobre. Além de desenvolver a ideia de se apresentar como o “novo”, o partido vai mostrar seus outros governadores –sempre com Eduardo Campos como ator principal– e programas específicos considerados exitosos nas administrações dos seis Estados que o PSB comanda.
Matéria da UOL
Postado por: Buíque & Cia
Com informação: Valmir Andrade
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