A Secretaria Municipal de Educação de Buíque está realizando a partir de julho de 2011 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO em uma jornada contínua até o mês de dezembro de 2011.
Da redação: Mais Buíque
Postado por: Buíque & Cia
Durante a semana de 04 a 08 de julho foi realizada a Formação Continuada para Educadores da Rede Municipal de Ensino de Buíque, a Formação Continuada para Educadores do Programa Brasil Alfabetizado e a Projeto de Formação Continuada para Agentes de Merenda da Rede Municipal de Ensino.
Nos próximos dias iniciarão Formação Continuada para Supervisores Escolares da Rede Municipal de Ensino, Formação Continuada para Profissionais da Educação na Elaboração de Projetos Político-Pedagógicos e Formação Continuada para Profissionais da Educação na Elaboração dos Regimentos Escolares. Segundo informações da Secretária Municipal de Educação, Cláudia Domingos, a soma total dos profissionais que participarão das formações ao longo deste ano é de 793 pessoas sendo 430 na formação de rede, 30 na formação de supervisores, 36 na formação para elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos, 38 na formação para elaboração dos Regimentos Escolares, 50 na formação do Programa Brasil Alfabetizado e 209 na formação de agentes de merenda e manutenção escolar.
Segundo informações da Secretaria de Educação estava também previstas formações para Educação Especial e Educação do Campo, mas infelizmente não foi possível por limite financeiro.
Na formação de rede na semana de 04 a 08 de julho que teve como temática a “Organização Curricular: Significado e implicações para o cotidiano escolar”, foram discutidos e abordados em palestras e oficinas de seguinte forma:
04 de julho - Palestras
Palestra 1: Significados e implicações de ser um agente de letramento no cotidiano escolar, com Irandé Antunes;
Palestra 2: Organização Curricular significado e implicações na construção de práticas pedagógicas significantes, com Casemiro Campos
EDUCAÇÃO INFANTIL – Escola Municipal Klaysson de Freitas Araújo
Jogos: Alternativa didática para brincar alfabetizando a influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem a utilização da Literatura Infantil no desenvolvimento da leitura e escrita
Desenvolvendo noções lógico-matemáticas na Educação Infantil
ENSINO FUNDAMENTAL – Escola Municipal Dr. José Cursino
DISCIPLINAS | TEMÁTICAS | |
ENSINO FUNDAMENTAL Anos/séries iniciais | ENSINO FUNDAMENTAL Anos/séries finais | |
Língua Portuguesa | Dificuldade de Aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita | Gêneros textuais – um trabalho multidisciplinar |
Matemática | Desenvolvendo noções lógico-matemáticas no Ensino Fundamental | Os jogos e o lúdico na aprendizagem da matemática |
Ciências Naturais | Atividades Eco-lúdicas de Educação Ambiental | Preservação Ambiental – Nossa Responsabilidade |
Geografia | Construindo conhecimento através de mapas e maquetes | A leitura da paisagem, a observação e a descrição, a explicação e a interação, a territorialidade e a extensão, a análise e o trabalho com a representação do espaço. - como e por que tais aspectos podem e devem ser utilizados pelo professor no planejamento de seu trabalho |
História | Direitos Humanos: Uma construção histórica | Povos da antiguidade e as linguagens artísticas através da leitura de imagens – construindo histórias em quadrinho |
Arte | Arte na escola, Arte para quê, Arte por quê? | Arte na escola, Arte para quê, Arte por quê? |
Educação Física | A influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem | A influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem |
A carga horária total das palestras e oficinas é de 40 horas aulas para cada turma.
Os profissionais que atuam com a merenda escolar e o Programa Brasil Alfabetizado também tiveram formação de 04 a 08 de julho na Escola Municipal Klaysson de Freitas Araújo e estão sendo abordados temas como: ética profissional - solidariedade, espírito de equipe e patrimônio público; atribuições das merendeiras; atendimento ao público e ao cliente; história e estrutura do pnae; composição dos alimentos; elaboração de cardápios; aproveitamento integral de alimentos; medidas e pesos; controle de qualidade; recebimento; armazenamento, conservação e acondicionamento dos alimentos; manipulação dos alimentos; hábitos de higiene e limpeza (corporal, alimentos, ambiente, dos equipamentos e utensílios); economia doméstica; horta escolar; formas de pré-preparo e preparo dos alimentos selecionados; utilização dos EPI’s.
O Programa Brasil Alfabetizado fez formação durante esta semana abordando a Matriz de Referência do Programa Brasil Alfabetizado – em Matemática - como este instrumento pode contribuir no processo de planejamento do ensino-aprendizagem; e a Matriz de Referência do Programa Brasil Alfabetizado – para Leitura e Escrita - como este instrumento pode contribuir no processo de planejamento do ensino-aprendizagem.
É geral a satisfação com a estrutura e planejamento da formação que teve como parceria o Instituto ADM e TEC da Universidade de Pernambuco. Assim o prefeito Jonas Camelo de Almeida Neto eleva gradativamente as oportunidades de aperfeiçoamento profissional aos servidores da educação, para que se tenha uma política de resultados que reflita na elevação da qualidade educacional na rede municipal.
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