O governador Eduardo Campos decretou luto oficial em Pernambuco por conta da morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar , falecido hoje (29) em São Paulo, aos 79 anos. O governador participava de uma reunião sobre mobilidade urbana com o prefeito do Recife, João da Costa, quando foi informado da notícia. Durante um minuto, o encontro foi interrompido por uma salva de palmas em memória de Alencar.
“Pernambuco está decretando luto oficial em homenagem a um grande brasileiro que, ao longo desses últimos anos, deu uma prova e um exemplo de amor ao Brasil, de amor ao trabalho, de coerência política e, sobretudo, de amor à vida, de coragem para enfrentar adversidades. José Alencar deixa um grande exemplo. Um exemplo de empreendedor, de político e de alguém que soube, sem se queixar da vida, enfrentar uma doença grave com muita coragem, com muito amor à vida e ao Brasil”, disse o governador, em entrevista coletiva concedida nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.
Eduardo adiantou que irá participar das últimas homenagens ao mineiro, derrotado pelo câncer após 14 anos de luta. O governador se disse honrado em ter servido o governo de Lula e José Alencar quando ministro da Ciência e Tecnologia e destacou a “atitude corajosa” de José Alencar ao compor a chapa que sagrou-se vitoriosa nas eleições de 2002.
“Ele representou o empresariado brasileiro, a indústria brasileira, aqueles que empreendem no Brasil, sendo muito importante para tirar o ranço, tirar o preconceito, tirar até a desconfiança que o segmento da sociedade tinha em relação ao Lula”, afirmou.
Texto da Secretaria de Imprensa do governador Eduardo Campos