O Projeto denominado “Buíque: Patrimônio, identidade e memória” é uma ação desenvolvida pela Bureau de Cultura e Turismo com incentivos do Fundo de Cultura de Pernambuco (FUNCULTURA) apoiado pela Prefeitura de Buíque. O projeto consiste na realização de oficinas de educação patrimonial direcionadas aos estudantes e professores do Ensino Fundamental II de escolas da rede pública (estaduais e municipais). Trata-se de uma estratégia de resgate histórico e cultural para o município de Buíque/PE, a fim de permitir estudantes e professores conhecerem um pouco mais sobre o patrimônio cultural material e imaterial da localidade, contribuindo com sua valorização e preservação.
O projeto teve inicio em fevereiro de 2013 e discorre em duas etapas:
A primeira etapa consiste em uma pesquisa de campo e um levantamento dos bens e patrimônios materiais e imateriais de Buíque. Que vem sendo realizada nos 05 a 07 de maio. Nesse levantamento já foram entrevistados artistas e artesãos como o senhor José Bezerra e o Senhor Luiz Benício, além de visita a pontos históricos do município.
A segunda etapa consiste na realização das oficinas de educação patrimonial. Essas irão contemplar 240 estudantes e 30 professores das escolas publicas municipais e estaduais e serão realizadas em dois períodos diferentes. As oficinas serão desenvolvidas com uma metodologia lúdica com aulas de campo, jogos e dinâmicas. Durante as oficinas, os estudantes produzirão histórias, depoimentos, passatempos e desenhos que irão compor o livro sobre o Patrimônio de Buíque que será distribuído posteriormente em todas as escolas públicas do município e bibliotecas da região.
As oficinas serão realizadas no período de 20 a 24 de maio nas escolas municipais Engenheiro Klaysson e a Escola Dr. José Cursino Galvão. Serão oferecidas 60 vagas para cada escola com turmas pela manhã e a tarde no contra turno escolar. As inscrições poderão ser realizadas na secretária das escolas e são gratuitas.
As demais oficinas serão desenvolvidas no período de 10 a 14 de junho e ocorrerão na Escola Estadual Vigário João Inácio e nas escolas municipais das comunidades rurais do Catimbau, Carneiros eGuanumbi.
É importante ressaltar o total apoio da Prefeitura de Buíque através da Secretária de Educação que abraçou o projeto, da Gerência Regional de Educação de PE, das direções das escolas e da Associação de Guias do Catimbau. Além da própria comunidade que vem nos recebendo, apresentando um pouco de sua cultura, identidade e modo de vida.
Os benefícios deste projeto consistem na valorização patrimonial, o estímulo do sentimento de pertencimento da comunidade, que passará a compreender a riqueza natural e cultural do município, bem como a importância de conservá-la a fim de melhorar a sua qualidade de vida.
Informações: Pricylla Lopes
Produtora Cultural
81 9733-0295
Bureau de Cultura e Turismo Ltda
Para a Redação: Blog Buíque & Cia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!