Três poços e uma nova adutora entraram em operação para levar mais água a cerca de 20 mil pessoas em Buíque, no Agreste de Pernambuco. A inauguração do novo sistema aconteceu no último domingo (30) e contou a presença do governador Eduardo Campos, do secretário de Infraestrutura, João Bosco de Almeida, e do presidente da Compesa, Roberto Tavares, além do prefeito Jonas Camêlo e o deputado Federal André de Paula. O projeto recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões, recursos do governo do estado e da Compesa.
Os três poços estão localizados no Vale do Catimbau, na Zona Rural do município. Juntos, vão produzir 40 m³ de água por hora. A obra foi realizada em caráter emergencial para retirar a cidade da crise de abastecimento. Além dos poços, foi construída uma adutora de 11 km para transportar água dessas fontes hídricas para a cidade, além de um sistema de bombeamento. A estação de tratamento de água da cidade também foi reformada.
O novo sistema permitiu que Buíque voltasse a ser atendida pela rede de distribuição da Compesa. Por conta da seca, o município estava recebendo água apenas por carros-pipa desde que a barragem de Mulungu secou.