Foi preso na manhã desta segunda-feira (7) Ranieri Aquino de Freitas, ex-prefeito da cidade de Sanharó, Agreste de Pernambuco. A motivação da prisão, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, foi o desvio de R$ 111.200 de verbas públicas enquanto era gestor do município em 2004.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior com base no processo 0000011-40.2006.8.17.1240. A voz de prisão foi dada pelo delegado titular de Sanharó, Francisco Souto Maior, enquanto o ex-prefeito, que também é advogado, estava no Fórum de Sanharó. Ele foi encaminhado para o presídio de Pesqueira e a pena máxima é de 12 anos de reclusão.
Outras condenações
Em maio deste 2013, o ex-prefeito de Sanharó também foi condenado por ato de improbidade administrativa. De acordo com a sentença ele desviou desviou R$ 649.187,49, quantia destinada a pagamento de débitos com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Os cheques para o pagamento da dívida com a Compesa eram trocados por donos de motéis no Recife e o montante em espécie era entregue ao ex-chefe do executivo municipal. Ranieri Aquino e o ex-tesoureiro Gilson Soares de Souza foram condenados a perda dos direitos políticos e por 10 anos, perda da função pública, proibição de contratar com o Poder Público por 10 anos e a pagamento de multa no valor do dano.
Em setembro de 2012 foi condenado pelos crimes de peculato, estelionato cometido em detrimento de entidade de direito público e falsidade ideológica em documento público, praticada por funcionário público prevalecendo-se do cargo (arts.312, 171 e 299 do Código Penal). Neste caso, o ex-gestor foi condenado a 14 anos de reclusão e a pagamento de 450 dias-multa (fixados à razão de 1/10 do salário mínimo vigente à época dos fatos).
Informações: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!