O município de Buíque no agreste meridional além de ser um lugar privilegiado pela natureza, artisticamente falando é um celeiro de grandes talentos que assim como o município cada vez notoriamente se destaca país afora.
Culturalmente o município dispõe de uma variedade ímpar de artistas seja artesões, artísticos plásticos, autores, cordelistas músicos de primeira grandeza que em suas descobertas representam o município com a coragem e amor no coração.
Recentemente temos assistido a ascensão do primeiro grupo de música alternativa formado na terra do sal como já diz uma canção do próprio grupo MATUTANO REGGAE, formado por jovens de mente aberta que em seu sangue carregam a cultura alternativa viva e por onde se apresentam cada dia conseguem mostrar seu trabalho que encantam jovens e adultos pela sua forma de expressar os sentimentos do cotidiano Nordestino.
Em pouco menos de dois anos, o grupo já conseguiu seu primeiro prêmio de expressão como a melhor música autoral executada na trilha sonora do curta metragem Paraiso Selvagem rodado no vale do Catimbau e exibido no Festival de Cinema do Interior na cidade de Serra Talhada sertão do estado.