Páginas

MPF: Detran terá que fiscalizar transporte escolar no Agreste


O Ministério Público Federal (MPF) Garanhuns/Arcoverde (PE) expediu recomendação para que o Detran fiscalize o transporte de estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A medida atinge as cidades de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

O órgão apurou que o serviço tem sido feito de forma precária, com veículos inapropriados e motoristas sem a devida capacitação. As irregularidades têm resultado em acidentes na região, inclusive com mortes de crianças, como a que ocorreu no dia 10 de junho, no município de São João.

O Detran terá de averiguar se o serviço tem sido prestado de acordo com as prescrições do Código de Trânsito. Caso seja verificada alguma irregularidade, deverá ser aplicada uma sanção e, se houver possibilidade de adequação do veículo, o responsável deverá ser notificado para providenciar a regularização.

Todas as medidas adotadas deverão ser informadas aos procuradores da República responsáveis, com envio de documentação ao MPF. O órgão estadual terá de informar também, em até 30 dias a contar da notificação, se vai acatar a recomendação. 

No mesmo prazo, deverá ser encaminhado ao MPF um cronograma das fiscalizações a serem feitas nesses municípios nos próximos 12 meses. Em caso de descumprimento da recomendação, poderão ser adotadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

WILLIAM BONNER PASSA RECIBO

Jornalista, apresentador e editor do Jornal Nacional, principal noticiário de televisão do Brasil, William Bonner passou recibo, hoje, aos que criticaram a forma como ele conduziu a entrevista com a presidente Dilma Roussef (PT). Pelo twitter, o profissional escreveu sobre o assunto, respondeu perguntas e justificou a sua postura.

Bonner disse que foi incisivo com todos os candidatos e que esse comportamento vem sendo adotado desde a eleição de 2012. “Ser incisivo é um imperativo do jornalismo”, salientou o apresentador da TV Globo.

Ao ironizar seus críticos, William Bonner tuitou que é “tão bonitinho ver robozinho partidário replicar mimi porque fizeram pergunta difícil pra candidato”. E completou como se alguém tivesse se dirigido a ele: “Uown! Jornalista malcriado e feio”.

Numa prova de que as muitas críticas pelas redes sociais e blogs incomodaram, o jornalista atribuiu a insatisfação aos corruptos e aos blogueiros sujos insatisfeitos.

Muito positivo que Bonner tenha saído de seu pedestal para vir discutir o seu “jornalismo imperativo” nas redes sociais. Significa que nós brasileiros comuns existimos e não somente quem tem um canal de TV à disposição.

Quanto à sujeira e corrupção, o empregado da família Marinho deve entender mais disso do que um blogueiro de Bom Conselho, de Capoeiras ou de Garanhuns, por exemplo. Afinal de contas ele trabalha numa empresa que se fez na ditadura militar e apoiou os governos mais corruptos do Brasil.

Os blogueiros, espalhados pelos quatro cantos do país, em sua absoluta maioria trabalham apenas para sobreviver, botar o pão na mesa. Diferente dos medalhões da TV Globo que ganham salários milionários à custa da exploração da boa fé do povo, da sonegação de impostos, da manipulação da notícia, de novelas idiotas e de programas de baixíssimo nível como um tal de Big Brother Brasil.

Existem realmente jornalistas malcriados e feios. Não é o caso de William Bonner. Ele é “bonitinho, mas ordinário”.