A Polícia Federal (PF) divulgou nesta sexta-feira as imagens do circuito interno e informou detalhes sobre a prisão de um suspeito de tentar assaltar uma agência da Caixa Econômica Federal em Buíque, no Agreste de Pernambuco. José Augusto Ferreira, de 34 anos, foi preso pela Polícia Militar.
A tentativa de assalto aconteceu na madrugada desta quinta-feira. A investida foi executada por pelos menos quatro suspeitos, três ainda sem identificação. Em apenas 12 minutos, os suspeitos conseguiram entrar na agência quebrando um compartimento ao lado do banco. Dentro da agência, eles forçaram e arrombaram várias portas com barras de ferro até chegarem nolocal onde estava um dos cofres da agência.
Os assaltantes ainda tentaram arrombar o cofre com barras de ferro e maçarico, mas não conseguiram, sem levar qualquer valor em dinheiro nem as armas dos vigilantes. Os bandidos utilizaram camisas para encobrir o rosto, luvas e um carro possivelmente roubado. A polícia não percebeu a utilização de armas de fogo.
O alarme foi acionado e a Central de Monitoramento da Caixa Econômica Federal entrou em contato com a Polícia Militar de Buíque. Os militares ainda tentaram fazer incursões dentro da agência porém, não encontraram mais ninguém!, mas conseguiram prender um suspeito por volta das 2h50. O vendedor José Augusto Ferreira, de 34 anos,morador de Fortaleza, foi encontrado em atitude suspeita perto do veículo Gol prata e placas KJI 9543 do Recife. Com ele, foram encontrados dois aparelhos celulares e uma chave de rodas.
O suspeito disse que estava visitando parentes em Buíque, mas não soube informar os nomes ou o endereço onde eles moravam. Em seguida, ele disse que morava em Fortaleza, depois em Gravatá e por fim disse que morava em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho.
Numa vistoria no veículo foram encontrados três chips de celulares, três pares de luvas a mesma marca da luva encontrada nas proximidades da agência deixada para trás pelos outros integrantes da quadrilha e uma pequena quantidade de maconha, dois aparelhos celulares e uma carteira de identidade, possivelmente falsa.
O vigilante da agência disse ter visto o suspeito dias antes do arrombamento, rondando a agência. A polícia acredita que existe grande probabilidade do preso fazer parte da mesma quadrilha que investiu contra as agências da Caixa de Olinda, Escada e São Lourenço da Mata, duas vezes. A PF acredita que se trata de uma quadrilha interestadual de assaltantes de bancos que agem em vários estados do Nordeste.
José recebeu voz de prisão em flagrante, foi autuado por furto qualificado mediante concurso de duas ou mais pessoas, associação criminosa, uso de documento falso e posse de substância entorpecentes. Caso seja condenado, ele poderá pegar penas que variam de quatro a 10 anos de prisão. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, onde ficará à disposição da Justiça Federal.
A Polícia Federal realizou as primeiras investigações e perícias locais, colheu impressões digitais, depoimentos de testemunhas e solicitou imagens das câmeras de segurança. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações vão prosseguir para localizar e prender os demais integrantes da quadrilha. Quem tiver informações deve ligar para o disk denúncia pelo número (081)3421-9595.