Páginas

Inscrições do Vestibular do IFPE começam nesta segunda-feira (10)

Pessoas fazem prova da Fuvest 2016 em São Paulo. concursos, concurseiros, exame, vestibular, fuvest, enem. -HN- (Foto: Analice Diniz/G1)Provas acontecem no dia 27 de novembro e listão deve sair no dia 19 de dezembro (Foto: Analice Diniz/G1)
Começam nesta segunda-feira (10) e seguem até o dia 3 de novembro as inscrições do Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos, preencher a ficha de inscrição e emitir a guia de recolhimento da união (GRU). Neste ano, são oferecidas 4.746 vagas, sendo a novidade a criação de dois novos cursos superiores: Engenharia Mecânica (Campus Recife) e Engenharia Elétrica (Campus Garanhuns). Este último também será ofertado através do Sisu no Campus Pesqueira, com entrada para o segundo semestre do próximo ano.

A taxa de inscrição custa R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento da GRU deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.
Aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como Mulheres Mil e Proifpe podem solicitar gratuidade da taxa de inscrição até o dia 13, através do site. Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 10 a 14 deste mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada dia 18. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular.
A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 campi do instituto, localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além de sete polos de Educação a Distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira).
Cotas e provas
Metade das vagas é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda (quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio) ou etnia (negros, pardos e índios). Há também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

Marcadas para o dia 27 de novembro, as provas terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 no caso dos cursos superiores. Neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 19 de dezembro. A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!