Realizar um evento multicultural, democrático e temático que retrate a efervescência artística, histórica e cultural do povo nordestino, tem sido o diferencial no São João DE Arcoverde PE nas suas últimas edições.
Desde 2001, quando o evento maior de Arcoverde, em busca de novos rumos, optou por adotar um formato temático e multicultural, onde passou a receber maior atenção dos turistas, excursionistas e visitantes em geral, além do apoio do público interno. Temas criativos como a LITERATURA DE CORDEL 100 ANOS DE HISTÓRIA (2001), SÃO JOÃO DO FOGO ENCANTADO (2002), SANFONA FORRÓ & ARTE (2003), RAÍZES DO COCO (2004), BRINCADEIRAS DE RUA (2005), A ARTE DA POESIA POPULAR (2006), A SAGA DO VAQUEIRO... UMA ODISSÉIA SERTANEJA (2007), DE LAMPIÃO A GONZAGÃO... UM AUTO DE SÃO JOÃO (2008), O REISADO ENCANTADO NO REINO DO SÃO JOÃO (2009), SÃO JOÃO DOS SERTÕES (2010), ARCOVERDE TE ESPERA HOJE É FEIRA (2011), A LENDA DA ÍNDIA E DO CAPITÃO NO ANO DE GONZAGÃO (2012) até chegar à nova fase, a partir de 2013, que transformou ARCOVERDE na CAPITAL DO SÃO JOÃO, têm feito do São João de Arcoverde PE uma referência em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.
Em 2014 a CAPITAL DO SÃO JOÃO homenageou, com grande sucesso de público e de crítica o cinema mais antigo do Brasil e na América Latina – o Cinema Rio Branco, com o tema: LUZ, CÂMERA, AÇÃO... O CINEMA VA PASSAR NA TELA DO MELHOR SÃO JOÃO !
Em 2015 a CAPITAL DO SÃO JOÃO voltou seus holofotes para os poetas forrozeiros nativos de Arcoverde e, através de ícones como Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite, Wagner de Carvalho e George Silva, sob o tema O REINO DO BAIÃO NA CAPITAL DO SÃO JOÃO, homenageou os artistas forrozeiros que fizerem e fazem de Arcoverde uma cidade expoente da cultura musical nordestina e sertaneja.