CULTURA - CARAVANA DO CESC PERNAMBUCO DESEMBARCA EM TUPANATINGA

Nesse ultimo final de semana, 13 e 14.10.2012, Tupanatinga recebeu a caravana do CESC Pernambuco o qual está realizando pela 4ª vez a Jornada Literária Portal do Sertão, sendo que a cidade de Tupanatinga esta participando pela1ª vez. A caravana então desembarcou na Cidade na manhã de Sábado com poetas, escritores, atores, fotógrafos, técnicos e coordenadores de cultura prontos para dar uma virada cultural na comunidade. Foram varias ações desde as 9hs da manhã até às 24hs. Foi um final de semana nunca vivido em Tupanatinga, comentou varias pessoas que estavam presente nos eventos. No inicio da manha, a criançada conheceu a escritora de livros infantis Lenice Gomes. A escritora lia historias para as crianças, acompanhada de um grupo de atores os quais encenavam os personagens dos livros e aquela manha ficara marcada na memoria de todos os presentes. Poesia recitadas e musicadas abrilhantaram a noite de sábado que a partir das 20h recebia o grupo São Saruê. Os jovens artistas interpretaram obras riquíssimas com muito talento e arte nunca vista antes naquela noite na praça Cel. Jose Emilio de Melo, de frente a Matriz de Santa Clara. A Presença dos Poetas Chico Pedrosa e Antônio Marinho, fazendo recitais e contando casos e causo foi divertido. Professores participaram de oficinas, crianças se divertiram e aprenderam com a Carroça do Encantado e com o Circo dos astros, peça teatral infantil apresentada no Cine clube Deusa Branca. O Encerramento deu-se no bairro FUNDEC com a carroça do encantado com a presença da Escritora Lenice Gomes.

Com a Lei do Ficha Limpa 87 cidades podem ter novas eleições para prefeito


Levantamento do site Congresso em Foco, com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 87 municípios podem realizar novas eleições para escolher um novo prefeito, informa a Agência O Globo. O clima ainda é de indecisão por conta do alto número de votos anulados, já que candidatos potencialmente eleitos foram barrados pelos tribunais regionais eleitorais à espera de uma decisão do TSE. Isso porque o Código Eleitoral brasileiro permite que uma nova eleição seja convocada caso 50% ou mais dos votos sejam anulados. No Rio de Janeiro, dois municípios estão na lista: Cabo Frio, onde o candidato do PP, Alair Corrêa, que mesmo com os 45.931 votos não pode se considerar eleito; e São José do Vale do Rio Preto, onde o candidato do PMDB, Rosaldo, também enfrenta problemas com a justiça eleitoral. Veja aqui lista completa das cidades brasileiras onde devem acontecer novas eleições. Se houver necessidade de uma nova eleição, ela terá de ser marcada entre 20 e 40 dias depois do esgotamento da possibilidade de recursos. Para isso, é preciso aguardar uma decisão definitiva do TSE. A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal, disse recentemente que os casos que podem influenciar no resultado têm prioridade de julgamento. Em outras quatro cidades brasileiras, nenhum voto foi considerado válido pela Justiça. Isso aconteceu em duas cidades de nome Cedro (de Pernambuco e do Ceará), em Bom Jesus de Goiás (GO) e em Monte Alegre (RN). Ainda conforme levantamento, 96 candidatos a prefeito foram barrados em todo o Brasil. Em algumas cidades, há casos em que mais de um político foi barrado e, no total, 884 mil votos foram perdidos. Todos podem recorrer. O próprio TSE ainda não tem esse levantamento e nem sequer o número de municípios que possam vir a ter uma nova eleição por conta de candidatos barrados por problemas com a Justiça. As 87 cidades ameaçadas por novas eleições representam 1,6% dos mais de 5.500 municípios brasileiros. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse acreditar que será ainda menor o número de cidades onde realmente vai fazer uma nova eleição. “Vamos ter que examinar caso a caso. Eu acredito que o número não deve ficar tão grande assim”, afirmou ao Congresso em Foco. Isso porque ele entende que o Ministério Público e o TSE têm feito um esforço para analisar e julgar todos os recursos envolvendo as eleições, que hoje estão atrasados. Para Gurgel, este ano a eleição foi um tanto “atípica”. Na visão dele, a greve dos servidores da Justiça e dos Correios provocou um atraso na chegada das contestações ao tribunal.

Prefeito eleito em São José do Belmonte pode não assumir


O prefeito eleito em São José do Belmonte, Marcelo Pereira (PR), com uma diferença de apenas 54 votos para o segundo colocado, Vital Machado (PTB), pode não tomar posse do cargo em janeiro de 2013. Marcelo disputou a eleição na condição de subjudice, porque foi impugnado durante a campanha por falta de desincompatibilização, ata inválida e sonegação de informação eleitoral, além de responder processos federais por desvio de recursos públicos. Também foram publicados no Youtube vídeos com supostas compras de votos feitas pelo republicano. Na cidade está sendo feito um abaixo assinado para Pereira não assuma a prefeitura. A coligação do PTB está recorrendo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impugnar a candidatura do prefeito eleito.

Computadores vão monitorar ações da Operação Seca em Pernambuco


Aparelhos vão para Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Atualmente, 121 municípios estão em situação de emergência no estado.


Cento e oitenta computadores serão entregues pelo governo estadual a Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Pernambuco, na quarta-feira (24), dentro da Operação Seca, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Os aparelhos vão ajudar no monitoramento de ações, como o fornecimento emergencial de água por meio de carros-pipa equipados com GPS. O investimento foi de R$ 397.539 mil.
O estado vive uma das piores secas dos últimos 30 anos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o mais recente comunicado da Secretaria da Casa Militar, emitido no dia 11 de outubro, o número de municípios em situação de emergência no estado passou para 121 com a inclusão de Macaparana, na Mata Norte. O Governo Federal já reconheceu 115. O total de pessoas afetadas é 1.184.824.

Cidades do Agreste e Sertão são as mais atingidas pela longa estiagem. Por isso, a maior parte dos computadores, 122, irá para a região semiárida de Pernambuco. Além de reforçar o monitoramento, os aparelhos vão servir como canal de comunicação da população com os conselhos. O número 0800 281 2090 é outro meio de contato. A meta é impedir irregularidades na execução da Operação Seca.

Barcos brilha, Palmeiras vence o Cruzeiro e resiste à ameaça de queda


Diferença do Verdão para o Bahia, primeiro time fora do Z-4, cai para quatro pontos. Já Raposa, sem muitos objetivos, pensa em 2013


Aos 42 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Tiago Real, o atacante Hernán Barcos, do Palmeiras, deixou o gramado da Arena da Fonte Luminosa ovacionado. Não era para menos. Graças a seus dois gols, o Verdão venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, neste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e respira na luta para escapar do rebaixamento. Os dois gols saíram na trave onde, antes da partida, um funcionário do Palmeiras derramou punhados de sal grosso. Na luta contra a queda, vale tudo!
Com 32 pontos, o time do Palestra Itália segue no Z-4, em 17º lugar, mas diminuiu a diferença para o Bahia, primeira equipe acima da linha vermelha, que empatou com o Corinthians, por 1 a 1, no Pacaembu, e continua com 36.
O Cruzeiro, por sua vez, não tem muito mais o que fazer na competição. Com 43 pontos, a Raposa está em nono lugar. Por enquanto. Ainda pode ser ultrapassado por Santos e Coritiba neste domingo. A equipe de Celso Roth já pensa na próxima temporada.
O Verdão volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Internacional, em Porto Alegre. Já a Raposa buscará a reabilitação diante da Ponte Preta, em Campinas, na próxima quinta-feira.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO