Homicídio na zona rural de Buíque na ultima sexta-feira



BUÍQUE - Segundo as testemunhas, José Nilton Pereira de Oliveira, 41 anos, residente no Sítio Cajazeiras, Zona Rural, Buíque, estava defronte ao Bar de sua propriedade quando dois elementos em uma moto Titan Fan de placa não identificada efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, vindo a atingir o mesmo na cabeça, no tórax e no braço direito. A GT Rural em Buíque realizou deslocamento ao local e informou que foi encontrada no local aproximadamente dez cápsulas deflagradas de arma de fogo (calibre 38 e 380), as quais se encontram em posse da polícia civil. A vítima foi conduzida para o Hospital Regional de Arcoverde e em seguida conduzida par o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. O fato ocorreu por volta das 19h30min da sexta-feira (02).

V GERES institui Comitê Regional de Combate à Dengue



 V GERES institui Comitê Regional de Combate à Dengue


O Agreste Meridional, mais precisamente os municípios que fazem parte da área de abrangência da V GERES – Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, está implantando seu Comitê Regional de Combate à Dengue.  A ação faz parte de uma estratégia de mobilização estadual, que já conta com seu Comitê para todo o estado, de agir mais diretamente com a população, convocando a sociedade para participar, debater as necessidades e elaborar planos de combate que possam ser mais eficazes.

A V GERES fez a convocação de representantes de diversas entidades, que de imediato se colocaram à disposição. “É muito positivo ver as pessoas aceitarem colaborar, para juntos encontrarmos os meios de agir com mais precisão contra a dengue.” – afirmou Dr. Elenílson Liberato, gestor da entidade em Garanhuns, que articula a primeira reunião do Comitê para o início da próxima semana.

O estado de Pernambuco vem apresentando altas taxas de incidência da forma clássica e elevado grau de letalidade nas formas graves da doença, devido a fatores ambientais favoráveis à proliferação e manutenção do vetor, apesar dos esforços do estado e municípios.

O comitê regional será instituído em sua primeira reunião na segunda-feira, dia 05 de novembro, às 14h, no auditório da CODEAM, contará com a presença de autoridades regionais, e representantes da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

“Quando nos deparamos com o quadro da dengue em nossa região, alarmante, vimos o quanto o Comitê que está sendo criado é importante e urgente, por isto convocamos a todos para nosso primeiro encontro”, diz Dr. Elenílson Liberato.

O referido comitê tem a finalidade de acompanhar a situação da dengue em toda a região, opinar e contribuir para o envolvimento da sociedade, e com a implantação de medidas intersetoriais, por parte de órgãos e empresas da administração pública e privada, com o objetivo de reduzir os fatores determinantes da infestação do Aedes Aegypti, visando a prevençãoe ao controle da epidemia de dengue.

Dr. Elenílson Liberato, presidente do colegiado criado, nomeou os representantes do  Comitê  Regional  de Mobilização Social para o Controle da dengue na V GERES, que representam diversas instituições:
Profº Paulo Manuel Lins – Secretaria Estadual de Educação
Profº Pedro Henrique de B. Falcão - Universidade de Pernambuco – UPE
Profº  Petrucio Luiz Lins de Moraes    Universidade de Pernambuco – UPE
Dr. Alexandre Augusto Bezerra - Ministério Público de Pernambuco – MPPE
Drª. Marinalva  F. de Almeida  - Ministério Público de Pernambuco – MPPE
Álvaro  Bartin Ribeiro - Polícia Militar  9° BPM
Antonio Vieira de Souza Junior - Polícia Militar  9° BPM
Manuel Luiz de França Melo Neto - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária – APEVISA Companhia de Saneamento de Pernambuco
Gilvandro Barbosa Tito - Companhia de Saneamento de Pernambuco – COMPESA
Nilva  Maria  Mendes de Sá Pinheiro  - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS
Ana Karla A. Lima - Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns
Reginaldo dos Santos - V Geres - Coordenação de Vigilância Sanitária
Jussara Silva Antunes   - V GERES - Coordenação de Vigilância Sanitária 
Maria Dulcineide Guilherme da Rocha – V GERES
Maria Lucia Xavier Barros Viana – V GERES
Cicero  Leite Vanderley – V GERES
Lindindomar C. de Assis – V GERES
Gilberto dos Santos  -   V GERES
Maria Lucia de Oliveira Silva - Fundação Nacional de Saúde -   FUNASA
Mônica Rodrigues da Silva - Fundação Nacional de Saúde -   FUNASA

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO