Recomendação pede que Detran/PE providencie espaço para guarda de veículos apreendidos

MPF/PE - Inexistência de pátios para esse fim tem impossibilitado a apreensão de automóveis irregulares usados no transporte escolar
O Ministério Público Federal em Garanhuns/Arcoverde (MPF/PE) expediu recomendação para que o Detran/PE disponibilize locais apropriados para a guarda de veículos apreendidos na fiscalização do transporte escolar. A medida deverá ser adotada em até 30 dias, a contar da data de notificação, e abrange os municípios sob atribuição daquela unidade do MPF (lista abaixo).
 
O Detran deverá providenciar também toda a logística necessária para garantir a plena fiscalização da qualidade do transporte de estudantes na região. A omissão na adoção das medidas recomendadas pode levar à adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis.
 
O MPF apurou que a ausência dos pátios tem impossibilitado a apreensão de veículos irregulares usados no transporte escolar. Isso faz com que os veículos continuem na posse dos proprietários, com risco de continuarem a ser destinados à condução de estudantes. Conforme consta da recomendação, o MPF entende que a situação impede que o agente de trânsito cumpra suas funções quando necessária a aplicação da penalidade de apreensão ou retenção de veículos, o que afronta o Código de Trânsito Brasileiro.
 
Acidentes - No mês passado, o MPF em Garanhuns/Arcoverde havia expedido outra recomendação, para que o Detran fiscalizasse o transporte de estudantes das redes estadual e municipal de ensino, que vinha sendo feito de forma precária, com veículos inapropriados e motoristas sem a devida capacitação. As irregularidades resultaram em acidentes na região, inclusive com morte de crianças, como o ocorrido em 10 de junho, no município de São João.
 
Municípios abrangidos pela recomendação: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa. Procedimento administrativo nº 1.26.005.000046/2014-21

Polícia prende homem tentando furtar um motor bomba em uma casa de material de construção no centro da cidade de Buíque

Aquela velha história de que o crime não compensa continua ainda sendo uma das melhores lições que um ser humano ainda se pode ter, principalmente quando a tese do que é dos outros sempre será.
Mas como nem todos estão preparados para seguir estas simples regras, no finalzinho da manhã desta sexta-feira (19) a polícia apreendeu em flagrante tentando furtar um motor de menor porte numa casa de material de construção no centro da cidade de Buíque, Gilberto José de Araújo residente na cidade de Arcoverde sertão do estado.
De acordo com as informações colhidas na própria delegacia   da cidade, o acusado entrou na casa de matérias de construções se passando por cliente, atentos alguns dos funcionários flagram o próprio tentando levar um motor  bomba  que custa hoje no mercado o valor de R$ 160,00.

Sem muitas justificativas o acusado foi encaminhado pela Policia Militar para delegacia para medidas cabíveis serem tomadas em seguida prestou seu depoimento depois levado  ainda Polícia para a casa de saúde pra fazer exame de corpo delito e encaminhado para o Brito Alves.

Escola Municipal Carolina Guedes de Almeida, tem o 2° maior IDEB do município de Buíque

Localizada no bairro Frei Damião, a Escola Carolina Guedes de Almeida, da rede municipal de ensino, alcançou o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ciclo inicial do ensino fundamental (1° a 5°), A nota, é resultado de um esforço de toda a equipe na valorização do aluno, de acordo com informações postadas no blog da Escola.

A diretora conta que a sensação é de dever cumprido e, ao mesmo tempo, de que é preciso aumentar o compromisso para que, nos próximos anos, o resultado seja repetido ou, talvez melhor. Ela atribui ao esforço conjunto a boa posição no ranking.

"A sensação é de bem-estar, mas aumenta o compromisso, porque agora temos que elevar ainda mais, não podemos perder o lugar. Toda a nossa equipe faz a diferença. Isso faz com que estejamos coerentes com o nosso trabalho e com um ensino de qualidade. O segredo é valorizar cada pessoa que está dentro da escola, cada criança e acolher cada família", diz Greyce Vaz, Secretária municipal de Educação.

Segundo informações da secretária de educação do município, a Escola Antônio de Barros Sampaio foi a 1ª colocada com o melhor (Ideb). Estima-se que, o trabalho em conjunto e novos projetos oferecidos pela secretaria de Educação tem feito com que o ensino público municipal venha crescer cada vez mais.


A gestora Rosa Francinete Lopes garante que, além do ensino convencional na sala de aula, a escola conta com vários projetos que ajudam a estimular os alunos.

em breve estaremos trazendo informações relacionadas a outras escolas do nosso município.

Artista exibe esculturas e faz apresentações musicais em Petrolina


'Zé Bezerra de Som e Madeira' fica em exposição até o domingo (21).
Exibição faz parte da ‘Mostra de Música Leão do Norte'.

Do G1 Petrolina
Lagartos feitos de madeira (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)Lagartos feitos de madeira (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Formas de animais e pessoas de madeira são a inspiração do artista e músico pernambucano Zé Bezerra que esculpe suas peças no terraço de seu sítio no Vale do Catinbal, próximo ao município de Buíque, em Pernambuco. A matéria-prima, ele retirada da Caatinga e de tocos de árvores jogados pelo chão. Bezerra além de escultor, também produz seus próprios instrumentos musicais.
Artesanato de Zé Bezerra (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Artesanato de Zé Bezerra
(Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Uma exposição, que faz um recorte da produção do artista como escultor e músico, pode ser conferida em Petrolina no Sertão Pernambucano até o domingo (21). Mais de 30 peças ficam expostas no terraço da galeria Ana das Carrancas, no Sesc da cidade. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 20h.
A exposição faz parte da programação da 6ª edição da 'Mostra de Música Leão do Norte', que começou na segunda-feira (15). Todos os dias, até o fim da mostra, é possível conversar com o artista e tirar fotografias. Além disso, a partir das 19h, o público pode acompanhar o escultor criando no local e fazendo intervenções e improvisos tocando um instrumento de madeira de sua autoria.
Exposição de peças de madeira em Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)Exposição de peças de madeira em Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Segundo o coordenador da galeria, André Vitor Brandão, a exposição está agradando o público. "Mais de 400 pessoas já estiveram no local e têm gostado bastante da proposta. Para elas, o mais interessante dessa mostra foi trazer um artista que atua no campo da escultura e trabalha com música e instrumentos feitos por ele mesmo”, conta André.

Blogueiro Vitoriense Ganha Ação Contra Prefeitura De Vitória De Santo Antão

Do Blog do Pilako

20140915_153947Conforme prometido ontem (15), em nosso blog, escrevi  sobre o tal processo. Confesso, de antemão, que a leitura desse negócio (processo) não me foi uma coisa muito agradável. São muitos termos técnicos e que em certos momentos, confesso,  não entendi nada, portanto, vou tentar ser o mais prático possível.
No dia 16 de julho de 2012 a Secretaria da prefeitura, Ladjane Silva, se sentindo constrangida pela matéria veiculada aqui no blog (leia aqui), contratou o advogado Flávio Augusto Lima da Costa para processar-me.
No seu pedido inicial, com 28 páginas, pede, de maneira antecipada, que seja retirada a matéria do ar e que, em seu lugar, seja colocada a decisão judicial favorável ao seu pedido. Pede também uma retratação no mesmo espaço da matéria veiculada e o valor de 10.000,00 (dez mil reais) como  indenização por danos morais.
Sobre estes pedidos,  o Senhor  juiz,  sem que ao menos me escutasse ou mesmo com qualquer defesa minha por escrito, entre outras coisas decide:
“Pelo exposto, por restar ausente o pressuposto autorizativo, INDEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA PRETENDIDA, o que faço com fundamento no artigo 273, I, do CPC”.
1
Só no dia 05 de dezembro de 2012, então, acontece a primeira audiência. Após algumas perguntas, o Juiz indaga-me se tive a intenção, com aquela matéria, de prejudicar Ladjane ou coisa parecida. Respondi que não, nem a ela ou quem quer que seja, apenas havia utilizado-me  do direito da liberdade de expressão, constitucionalmente garantido a qualquer cidadão.
O Senhor  juiz, naquele momento, entendeu claramente o caso e tentou  não levar o processo  à diante. Com muita boa vontade, vale salientar, tentou  fazer com as que as partes, entrasse em um acordo. A senhora Ladjane não aceitou qualquer tipo de conciliação, deixando claro, seu interesse pelo  julgamento do caso.
Pois bem, no dia 22 de dezembro de 2012 o Senhor  Juiz, prolatou a seguinte sentença:
“POSTO ISTO, e considerando tudo quanto o mais dos autos  consta, os dispositivos legais, os princípios gerais de direito atinentes e em  harmonia com o parecer ministerial, JULGO TOTALMENTE IMPROCEDENTE O PEDIDO AUTORAL e, consequentemente, extingo o processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, I, CPC.
2
Não satisfeita com a decisão do senhor Juiz, a amiga Ladjane apelou ainda para o tribunal, mas,  mesmo assim,  não obteve sucesso, ou seja, a decisão do senhor Juiz MANTEVE-SE   INALTERADA.
De maneira, que o resultado obtido pela autora, LADJANE ROBERTO DA SILVA,  foi o pagamento das custas processuais assim como o pagamento de 10%  do valor (R$ 10.000,00),  por ela pedido, aos meus advogados, que diga-se de passagem, agiram de maneira exemplar, acrescidos ainda,  de correção monetária e demais custas processuais.
Com informações: AblogPE


Prefeito do PTB promove grande festa para Paulo Câmara, em Exu

Evento reuniu lideranças e prefeitos do Sertão do Araripe


Mesmo pertencendo ao partido do postulante oposicionista ao Governo Estadual, o prefeito de Exu, Léo Saraiva (PTB), promoveu um grande ato em sua cidade para receber o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). O petebista mobilizou milhares de exuenses, em um comício que parou o município, na tarde e noite desta quinta-feira (18), reunindo prefeitos e lideranças de todo o Sertão do Araripe.

"Juntar uma multidão como esta, na tarde de uma quinta-feira, não seria fácil nem se fosse para uma festa. Mas estas pessoas atenderam ao nosso chamado. Vieram, porque sabem da sua capacidade e da sua determinação, porque querem ouvir as suas propostas e declarar seu apoio àquele que vai continuar as mudanças iniciadas em Pernambuco há oito anos", afirmou Saraiva. O petebista lembrou que Paulo liderou ações que evitaram a falências de várias prefeituras, como a redistribuição do ICMS e o FEM.  

Armando se compromete com a defesa dos animais

Crédito das fotos: Leo Caldas
O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) se comprometeu com o Pacto pela Vida Animal, uma iniciativa de diversas entidades pela implantação de uma política pública estadual em defesa dos direitos dos animais. Armando firmou compromisso, na tarde desta quinta-feira (18), com sete ações que deverão ser implantadas por intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que vão da conscientização da população via campanhas educativas até a elaboração de diretrizes para grupos animais mais vulneráveis.

Participaram da reunião com Armando, na Ilha do Leite, na região central do Recife, representantes de entidades como o Conselho de Bioética de Pernambuco, Fórum de Defesa dos Animais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Sociedade de Defesa da Vida Animal (Sovida) e Associação dos Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (Adama).

Para a professora de direito ambiental e ex-delegada do Meio Ambiente Nely Queiroz, o Pacto pela Vida Animal é importante porque congrega iniciativas transversais, com rebatimento em áreas como segurança pública, cidadania, saúde pública e meio ambiente. “A Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) do Recife, que deveria ser uma solução, não está fazendo nada. Por isso, o Pacto é mais do que necessário em nível estadual”, explicou Nely, que é candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO