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PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Buíque está realizando a partir de julho de 2011 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO em uma jornada contínua até o mês de dezembro de 2011.

Da redação: Mais Buíque
Postado por: Buíque & Cia
Durante a semana de 04 a 08 de julho foi realizada a Formação Continuada para Educadores da Rede Municipal de Ensino de Buíque, a Formação Continuada para Educadores do Programa Brasil Alfabetizado e a Projeto de Formação Continuada para Agentes de Merenda da Rede Municipal de Ensino.
Nos próximos dias iniciarão Formação Continuada para Supervisores Escolares da Rede Municipal de Ensino, Formação Continuada para Profissionais da Educação na Elaboração de Projetos Político-Pedagógicos e Formação Continuada para Profissionais da Educação na Elaboração dos Regimentos Escolares. Segundo informações da Secretária Municipal de Educação, Cláudia Domingos, a soma total dos profissionais que participarão das formações ao longo deste ano é de 793 pessoas sendo 430 na formação de rede, 30 na formação de supervisores, 36 na formação para elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos, 38 na formação para elaboração dos Regimentos Escolares, 50 na formação do Programa Brasil Alfabetizado e 209 na formação de agentes de merenda e manutenção escolar.

Segundo informações da Secretaria de Educação estava também previstas formações para Educação Especial e Educação do Campo, mas infelizmente não foi possível por limite financeiro.
Na formação de rede na semana de 04 a 08 de julho que teve como temática a “Organização Curricular: Significado e implicações para o cotidiano escolar”, foram discutidos e abordados em palestras e oficinas de seguinte forma:

04 de julho - Palestras
Palestra 1: Significados e implicações de ser um agente de letramento no cotidiano escolar, com Irandé Antunes;
Palestra 2: Organização Curricular significado e implicações na construção de práticas pedagógicas significantes, com Casemiro Campos

De 05 a 08 de julho – Oficinas Pedagógicas


EDUCAÇÃO INFANTIL – Escola Municipal Klaysson de Freitas Araújo

Jogos: Alternativa didática para brincar alfabetizando a influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem a utilização da Literatura Infantil no desenvolvimento da leitura e escrita



Desenvolvendo noções lógico-matemáticas na Educação Infantil
ENSINO FUNDAMENTAL – Escola Municipal Dr. José Cursino
DISCIPLINAS
TEMÁTICAS
ENSINO FUNDAMENTAL
Anos/séries iniciais
ENSINO FUNDAMENTAL
Anos/séries finais
Língua Portuguesa
Dificuldade de Aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita
Gêneros textuais – um trabalho multidisciplinar
Matemática
Desenvolvendo noções lógico-matemáticas no Ensino Fundamental
Os jogos e o lúdico na aprendizagem da matemática
Ciências Naturais
Atividades Eco-lúdicas de Educação Ambiental
Preservação Ambiental – Nossa Responsabilidade
Geografia
Construindo conhecimento através de mapas e maquetes
A leitura da paisagem, a observação e a descrição, a explicação e a interação, a territorialidade e a extensão, a análise e o trabalho com a representação do espaço. - como e por que tais aspectos podem e devem ser utilizados pelo professor no planejamento de seu trabalho
História
Direitos Humanos: Uma construção histórica
Povos da antiguidade e as linguagens artísticas através da leitura de imagens – construindo histórias em quadrinho
Arte
Arte na escola, Arte para quê, Arte por quê?
Arte na escola, Arte para quê, Arte por quê?
Educação Física
A influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem
A influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem
A carga horária total das palestras e oficinas é de 40 horas aulas para cada turma.
Os profissionais que atuam com a merenda escolar e o Programa Brasil Alfabetizado também tiveram formação de 04 a 08 de julho na Escola Municipal Klaysson de Freitas Araújo e estão sendo abordados temas como: ética profissional - solidariedade, espírito de equipe e patrimônio público; atribuições das merendeiras; atendimento ao público e ao cliente; história e estrutura do pnae; composição dos alimentos; elaboração de cardápios; aproveitamento integral de alimentos; medidas e pesos; controle de qualidade; recebimento; armazenamento, conservação e acondicionamento dos alimentos; manipulação dos alimentos; hábitos de higiene e limpeza (corporal, alimentos, ambiente, dos equipamentos e utensílios); economia doméstica; horta escolar; formas de pré-preparo e preparo dos alimentos selecionados; utilização dos EPI’s.
O Programa Brasil Alfabetizado fez formação durante esta semana abordando a Matriz de Referência do Programa Brasil Alfabetizado – em Matemática - como este instrumento pode contribuir no processo de planejamento do ensino-aprendizagem; e a Matriz de Referência do Programa Brasil Alfabetizado – para Leitura e Escrita - como este instrumento pode contribuir no processo de planejamento do ensino-aprendizagem.
É geral a satisfação com a estrutura e planejamento da formação que teve como parceria o Instituto ADM e TEC da Universidade de Pernambuco. Assim o prefeito Jonas Camelo de Almeida Neto eleva gradativamente as oportunidades de aperfeiçoamento profissional aos servidores da educação, para que  se tenha uma política de resultados que reflita na elevação da qualidade educacional na rede municipal. 

Mãe é presa por suspeita de jogar óleo quente no rosto da filha em PE


Crime aconteceu na sexta-feira em Santa Cruz do Capibaribe, diz polícia.
Vítima foi levada pelo pai até hospital da cidade, onde segue internada.

Do G1, em São Paulo


Uma mulher de 30 anos foi presa nesta sexta-feira (8), em Santa Cruz do Capibaribe (PE), por suspeita de ter queimado o rosto da filha de 8 anos com uma colher quente e jogar óleo quente na menina.
Menina de 8 anos prestou depoimento à polícia em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)A criança foi socorrida pelo pai e levada até um hospital da cidade, onde permanece internada. De acordo com informações da polícia, o pai teria percebido as lesões na filha e perguntado para a mulher o que tinha acontecido. Como resposta, ela teria dito ao companheiro que o óleo teria respingado no rosto da filha quando fazia uma fritura.