BUÍQUE MELHORA EDUCAÇÃO E AVANÇA NO IDEB

Buíque está melhorando a qualidade de ensino nas escolas da rede municipal. Quem comprova este fato é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, um trabalho do Instituto Anísio Teixeira (Inep), criado desde 2007.

De acordo com o último índice divulgado pelo Ministério da Educação, o Ideb de Buíque chegou a 4,2. Em 2013 o índice era de apenas, 3,9. Pode parecer pouco, mas não é. O crescimento é significativo em quatro anos, principalmente porque a meta projetada, de acordo com as exigências do ministério da área era de 4,2, o que caracteriza que o município atingiu pontualmente sua meta.

COMO FUNCIONA O IDEB – O Índice de Funcionamento da Educação Básica funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.


As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 


TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO