Semiárido pernambucano desbrava nova fronteira agrícola


São 300 hectares de sementes de feijão, em ciclo de floração, demonstrando as potencialidades do Semiárido pernambucano, por meio da irrigação como tecnologia de produção alternativa. Na última quinta-feira (15/11) o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, visitou as áreas, no município de Cedro, contratadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), junto à Associação dos Produtores de Sementes do Cedro (Aprocedro).

Este ano, das quatro mil toneladas de sementes necessárias ao atendimento do programa “Terra Pronta e Distribuição de Sementes 2012/2013", que beneficiará 100 mil famílias, 2,3 mil toneladas foram adquiridas da Aprocedro. “A meta é, até 2014, contratar todas as sementes no próprio Estado, transformado a região em um polo produtor de sementes com certificação e qualidade, não só para fornecer ao Estado de Pernambuco, mas para todo o Semiárido nordestino”, disse Ranilson.

Já foram beneficiadas até o momento, nas unidades de beneficiamento do IPA (UBS’s), em Petrolina e Ibimirim, 270 toneladas de sementes de feijão e 300 toneladas de milho. De acordo com o secretário, a Aprocedro hoje já tem quase 100 produtores familiares integrados, não só em Cedro, como nos municípios de Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

A decisão de adquirir as sementes em Pernambuco veio do governador Eduardo Campos, com o intuito de estimular a economia local, por meios da geração de emprego e renda para os pequenos agricultores. O gerente da UBS do IPA, em Petrolina, Everaldo de Lima, informou que a expectativa para a safra 2012/2013 é de distribuir quatro mil toneladas. Os agricultores serão contemplados seguindo o calendário das chuvas, que geralmente se iniciam no Sertão, em dezembro.

Ministro da Integração promete renegociar contratos da Transposição

 Gestão Deficiente: transposição do São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu rever os contratos das empresas construtoras, até janeiro do próximo ano, para retomar o ritmo das obras da Transposição do Rio São Francisco. Em entrevista ele reconheceu que o serviço está atrasado em alguns trechos e paralisado em outros.
“Temos enfrentado dificuldade nos contratos, principalmente no Eixo Leste da obra, que engloba Floresta, Sertânia, Custódia e Betânia, cidades mostradas nas reportagens. O serviço ainda não está no ritmo que o Ministério da Integração deseja. Mas já estamos renegociando os contratos”, argumentou.

Fernando Bezerra Coelho explicou que o atraso no cronograma da obra é resultado de problemas com as construtoras. "Chegamos a fazer um grande acordo com os consórcios em fevereiro, quando a gente tinha a expectativa de chegar até junho com todos os saldos remanescentes licitados. Assim, a obra entraria em velocidade de cruzeiros, como expressou a presidente Dilma durante sua visita a Floresta. Ocorre que alguns consórcios construtores, mesmo tendo negociado, não puderam honrar os seus compromissos".

Segundo o ministro, atualmente, há 3.800 trabalhadores e mais 1.100 equipamentos na obra da Transposição. “No eixo em direção ao Rio Grande do Norte, a situação está normal. Temos duas frentes trabalhando 24 horas, fazendo estações elevatórias e túneis”, ressaltou.

Silvio Eraldo tem direitos políticos cassados pela Justiça Eleitoral por oito anos


Não se sabe o motivo pelo o qual o candidato a prefeito na última eleição de 7 de outubro, da cidade de Ibimirim,  Sílvio Eraldo, se utilizou de um helicóptero no dia da eleição para lançar panfletos e santinhos pela cidade, o que configurou boca de urna, proibida pela lei eleitora. A artimanha lhe custou caro.
Na última terça feira o Juiz da 128ª Zona Eleitoral, Drº Marcos Garcez Meneses cassou os direitos políticos de Sílvio Eraldo (PR) e de seu vice, Genivaldo Odilon (PSDB), tornando-os inelegíveis por oito anos.
A sentença  aconteceu por que Sílvio Eraldo não respeitou a lei eleitoral usando no dia da eleição a aeronave que sobrevoou a cidade jogando osSantinhos, e outros materiais de campanha.
Segundo informações, a sentença já foi publicada e os interessados não foram localizados para tomarem ciência dos fatos.

Em Pernambuco, Forte Orange abre as portas para visitação após dois anos de reforma


Os serviços feitos enquanto o forte ficou fechado custaram R$ 350 mil
[ i ]O Forte Orange ou Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938
Recife – Construído em 1631 pelos holandeses e fechado há dois anos para reformas, o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, será reaberto a visitação nesta segunda-feira (19), às 10h.
O público poderá conhecer o monumento por meio de trilhas educativas que retratam a evolução histórica da construção militar. Os monitores serão estudantes da Ilha de Itamaracá.
O Forte Orange vai funcionar de terça a domingo, das 9h às 17h. Nas primeiras semanas de funcionamento, a entrada será gratuita.
Os serviços feitos enquanto o forte ficou fechado custaram R$ 350 mil. Foi feita a recuperação dos telhados, pintura, instalações elétricas, hidrosanitárias, instalação de passarelas e melhorias de acesso ao monumento.

Para o futuro, estão previstas obras de contenção do mar, restauração arquitetônica, projetos museológicos e museográficos, recuperação de mangues, instalação de acessos e implantação da trilha dos holandeses. O lançamento do projeto será feito na reabertura do monumento.

Foto: Francisco Carlos
História

O Forte Orange ou Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em  1938.

Os holandeses foram os responsáveis pela sua construção em 1631 e o abandonaram em 1654, após a derrota para os portugueses.

Só em 1696 foi recuperado pelos colonizadores, retomando sua função militar. A configuração atual do Forte é da década de 1970, quando foi feita uma restauração fundamentada por pesquisas arqueológicas, históricas e arquitetônicas. 

Palmeiras vive clima de velório, mas Kleina diz: "caímos de pé"


Se você já foi a um velório poderá imaginar o clima no vestiário do Palmeiras após o empate por 1 a 1 com o Flamengo neste domingo, resultado que definiu o rebaixamento alviverde à Série B do Campeonato Brasileiro. Foi o técnico Gilson Kleina quem definiu desta forma o ânimo do elenco após Vagner Love ter marcado para os rubro-negros aos 43min do segundo tempo.
“Jogadores chorando, com a camisa sobre o rosto. Uma tristeza total”, disse Kleina, completamente desanimado, mas sem perder a disposição de encontrar explicação para mais um tropeço da equipe, que empatou empatou os últimos três jogos no Brasileiro - se tivesse vencido todos os três compromissos, o Palmeiras estaria a apenas um ponto de deixar a zona de rebaixamento.

Kleina foi "absolvido" de culpa por parte do presidente Arnaldo Tirone. O treinador, no entanto, reponsabilizou a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao Palmeiras, que não atua na capital paulista como mandante desde a derrota para o Corinthians, em outubro.
“Não queremos chorar nem justificar nada. Mas, desde que cheguei, só fiz um jogo em São Paulo. Dez jogos foram fora. Isso é ruim para a logística, porque tem viagem toda hora. Em um momento você joga a 300 km, depois a 600 km, e tudo isso reflete no desempenho", apontou.
"Ainda assim a equipe pegou corpo, padrão. Não estamos indo para o Palestra todos os dias para justificar os salários, mas para trabalhar, traças estratégias. Infelizmente não foi o suficiente”, desabafou Kleina.
O treinador disse que não se arrepende por ter aceitado o desafio de assumir a equipe a 13 jogos do fim. “Sabia dos desafios que teria, mas não contava com tantos problemas de mando de campo. E de lesões”, apontou o treinador, que salientou os problemas que teve para montar um Palmeiras recheado de desfalques diante do Flamengo.
“Remontamos um time cheio de problemas, os garotos entraram cheios de moral. Conseguimos neutralizar o Flamengo da mesma forma como já tinha sido feito com o Fluminense. Mas levamos Um gol numa hora em que fica impossível reagir. Vamos cair de pé. Esse grupo mostrou brio, organização e vontade de vencer”, afirmou.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO