Pernambuco diploma mais 12 patrimônios vivos escolhidos em 2020 e em 2021


Doze patrimônios vivos de Pernambuco foram diplomados nesta terça-feira (17), em cerimônia transmitida pela internet. A solenidade, realizada no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, inclui os eleitos nos concursos de 2020 e 2021. Com isso, o estado passou a totalizar 75 representantes da cultura popular.

No ano passado, foram escolhidos: Mestra Ana Lúcia (Coco - Olinda); Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda (Frevo - Olinda); Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba (Dança - Itacuruba); J. Michiles (Frevo - Olinda); As Pretinhas do Congo (Cultura Negra - Goiana) e Dona Menininha do Alfenim (Doceira - Agrestina).

Em 2021, os escolhidos foram: Mestre Luiz Antônio (Barro - Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado - Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro - Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril - Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco - Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).

Durante a cerimônia, alguns diplomados comentaram sobre a importância do título que receberam. A primeira a falar foi Edivanda dos Santos, representante do grupo Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba. Ela disse que a titulação ajuda a manter viva a tradição centenária.

"Há mais de 100 anos, o grupo vem em resistência, fazendo de tudo para não acabar, ser esquecido, e o patrimônio vivo dá essa força, essa importância para o grupo. E isso vem fortalecer para que o grupo siga em frente, para também repassar essa cultura para os demais jovens, crianças, até idosos, que sempre gostam de fazer parte", afirmou.


O governador Paulo Câmara (PSB) enviou um vídeo para a cerimônia e parabenizou os novos diplomados. Ele disse que pretende enviar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto para ampliar de seis para dez o número anual de bolsas para registro de patrimônios vivos.

"Esta política [...] reafirma nosso compromisso com a salvaguarda dos saberes e fazeres da cultura popular e tradicional, evidenciando os grupos, mestres e mestras na transmissão geracional e na vivência das comunidades que mantêm vivas as tradições religiosas, as danças, as músicas, os artesanatos e a gastronomia que caracterizam a cultura pernambucana", declarou.

Patrimônios vivos eleitos em 2020

Mestra Ana Lúcia

Mestra Ana Lúcia do Coco se tornou Patrimônio Vivo de Pernambuco — Foto: Fundarpe/Divulgação

Mestra Ana Lúcia do Coco se tornou Patrimônio Vivo de Pernambuco — Foto: Fundarpe/Divulgação

Dos 76 anos de idade, 70 foram dedicados à cultura popular. A ligação com a arte começou ainda criança, quando ouvia o pai cantar enquanto trabalhava. Ana Lúcia Nunes se tornou mestra do Pastoril Estrela de Belém e do Grupo de Coco do Amaro Branco. Depois, fundou o grupo Raízes do Coco. Participa de eventos musicais e de formação, além de promover atividades ao longo de todo o ano a partir de sua casa, como oficinas, ensaios e apresentações.

Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda

O Clube Carnavalesco O Elefante de Olinda — Foto: Paço do Frevo/Divulgação

O Clube Carnavalesco O Elefante de Olinda — Foto: Paço do Frevo/Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO