Pior seleção do mundo abre Eliminatórias da Copa de 2014


Nem Itaquerão, nem Morumbi, muito menos Mineirão ou Estádio Nacional de Brasília. A Copa do Mundo de 2014 começará em cidade praiana, com sol, calor, clima tropical, música e gente bronzeada na arquibancada. Mas não é no Brasil. E já tem seu pontapé inicial marcado para esta quarta-feira (15), às 19h de Brasília.
Em Trinidad e Tobago, no Caribe, enfrentam-se as inexpressivas Montserrat e Belize. O duelo de volta está marcado para domingo (19), em Belmopan, a capital belizenha.
Incorrigível saco de pancadas, Montserrat é a versão mundial do Íbis, o time pernambucano que ganhou o título de pior do mundo. "Consagrou-se" ao sofrer goleada de 4 a 0 no Butão, no jogo das mais fracas seleções do planeta, que ocorreu simultaneamente à final da Copa de 2002.
Para o habitual ocupante da última colocação do ranqueamento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), será uma façanha vencer Belize, que atualmente situa-se na 172ª posição.
O território de Montserrat pertence ao Reino Unido. A pequena ilha caribenha, assolada por vulcões, furacões e terremotos, tem população estimada em 5 mil pessoas, quantidade inferior ao número de refugiados. Também colonizada pelos britânicos, Belize parece um gigante nesta comparação, com 313 mil habitantes.
O palco
O jogo ocorre no Estádio Larry Gomes, no distrito de Malabar, na cidade de Arima, porque os estádios de Montserrat não possuem condições de abrigar uma partida desta competição. Trinidad e Tobago, que também possui passado colonial britânico, é famoso berço de ritmos musicais.
O palco escolhido foi inaugurado em 2001 para o Campeonato Mundial Sub-17 daquele ano e tem capacidade para 10 mil espectadores. Homenageia o ex-jogador de críquete trinitino Hilary Angelo Gomes. Lá, o Brasil venceu a Irlanda por 2 a 1 e perdeu para Gana por 1 a 0 no Mundial Sub-17 Feminino.
O sorteio das Eliminatórias acontecerá em 30 de julho, no Rio de Janeiro, e apontará grupos para as disputas de todos os continentes, exceto da América do Sul, onde todas as equipes se enfrentarão.
A Europa tem 13 vagas. A África, cinco. A América do Sul, cinco mais o Brasil. A Ásia, quatro. América do Norte, Central e Caribe, três. Duas vagas ainda serão disputadas na repescagem entre duas nações das Américas, uma asiática e uma da Oceania.
A Fifa prevê 832 partidas, envolvendo o número recorde de 203 seleções. Desistiram de participar a africana Mauritânia, os asiáticos Butão, Guam e Brunei Darrussalam.

Valmir Andrade
com Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO