Pajeú: prefeitos e Bispo se reúnem para buscar melhorias


O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, reuniu nesta terça (15), os Prefeitos do Sertão do Pajeú, no Centro Pastoral Diocesano, em Triunfo. O objetivo do encontro foi aproximar a ação pastoral da Igreja às necessidades das gestões municipais. “Estamos aqui para saber em que a Igreja pode ajudar os gestores, sobretudo nesse período de grave estiagem,” afirmou Dom Egídio. O Bispo também se prontificou a colaborar com o fortalecimento do Consórcio de Municípios do Pajeú (Cimpajeú).


Nas apresentações dos Prefeitos, uma exposição da realidade das finanças dos municípios e do pré-colapso no abastecimento de água na região. Romério Guimarães (S.J. do Egito) conclamou os Prefeitos a lutarem por um novo pacto federativo. Soraya Murioka (Flores) relatou o caos encontrado na administração municipal e Zé Mário (Carnaíba) destacou a gravidade da situação quanto ao abastecimento d’água na zona urbana. Em sua intervenção, o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente do CIMPAJEÚ (Consórcio de Municípios do Sertão do Pajeú), alertou para a importância da união dos Prefeitos em torno de ações estruturantes.

Atendendo a um pedido dos Prefeitos, Dom Egídio se comprometeu no apoio a ações de educação ambiental –para um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos; e, sobretudo, em conscientizar, através das ações da Igreja Católica, para que a população aproveite melhor a água, sem desperdício ou uso inadequado nesses tempos de grave seca. Ao final do encontro, Dom Egídio solicitou aos Prefeitos que, pelo menos uma vez ao ano, os gestores possam reunir-se com os padres para debater as políticas públicas implantadas nos municípios.
Com informações: Blog do Magno
Postado por: Blog Buíque & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO