Estiagem provoca salinização no Nordeste - Reportagem do Jornal Nacional mostra a realidade na cidade de Ibimirim-PE

A longa estiagem está produzindo um efeito devastador no solo de áreas irrigadas do Nordeste, a salinização: 30% dessas áreas já foram atingidas.

Um sítio, em Ibimirim, no sertão dePernambuco, foi abandonado. O agricultor, que já plantou tomate, milho e cebola no lote irrigado, não se conforma. “Não dá para plantar mais nada. Aqui está inutilizado pra gente”, observa Marlos Robson Dávila.
A  ameaça que degrada os solos e  avança pelas terras secas do semiárido é a salinização. O resultado é devastador. A primeira impressão que a gente tem é que todo esse terreno foi coberto por uma fina camada de areia, mas olhando de perto, a gente observa que a mancha branca no chão é formada por uma concentração de sais. Esse processo de salinização acaba com a fertilidade do solo.
O chão branco é como uma sentença para a terra. A composição do solo - muito rico em minerais - e as águas subterrâneas - muito salgadas do Nordeste - ajudam a explicar o processo de salinização que se agrava com a seca severa.
O calor causa a forte evaporação que retira a água do subsolo e trás os sais até a superfície. A água dos reservatórios também evapora, deixando os sais cobrindo a terra.
“À medida que você vai diminuindo a quantidade de água, vai aumentando a concentração e, consequentemente, o teor de sal vai aumentar", explica Geilson Demétrio, professor de hidrogeologia da UFPE. 
Os pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco medem uma vez por mês a quantidade de sal de 70 poços usados para irrigação no sertão do estado e comprovaram que as águas subterrâneas têm uma concentração muito grande de sais.
“Uma água com quantidade de sais muito próximas à do mar”, relata Robertson Fontes Jr., pesquisador da UFRPE.
A recuperação de terras salinizadas custa caro e pode levar anos. Em muitos casos é inviável. A longo prazo, a salinização pode provocar um problema ambiental ainda mais grave.
“Desertificação, degradação e perda de área produtiva”, alerta Abelardo Montenegro, professor de recursos hídricos da UFRPE.

Brejo da Madre de Deus, PE, tem eleições suplementares no domingo






Pleito vai escolher novo prefeito após TRE cassar diploma do reeleito.
Concorrem Roberto Asfora (PSDB) e Hilário de São Domingos (PSDC).

O município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de 
Pernambuco, realiza eleições suplementares neste domingo (7) para escolher um novo prefeito. Concorrem ao cargo os candidatos Roberto Asfora (PSDB) e Hilário de São Domingos (PSDC).
Ao todo, 29.941 eleitores devem ir às urnas nas 85 seções eleitorais da cidade. A apuração começa por volta das 17h30, e a expectativa é que até as 22h o resultado do pleito seja divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Brejo da Madre de Deus realiza novas eleições após a cassação de José Edson de Souza (PTB) pelo TRE-PE, no último dia 16 de abril. Ele teve o diploma cassado após ser condenado por utilizar veículos da prefeitura para o transporte de pessoas a uma festa junina, onde também havia estandes que exibiam a logomarca do Executivo municipal. O evento foi realizado em período eleitoral, ainda durante a primeira gestão do ex-prefeito.

Cuidado para não deixar de receber os seus ganhos no dia 10, veja as precauções


Olá pessoal, dia 10 está chegando e como vocês sabem o pagamento referente mês de Junho/2013 da Priples será depositado nas contas de seus afiliados. Então venho aqui reforçar a forma de preenchimento de dados bancários, pois, várias pessoas deixaram de receber por terem errado um simples detalhe, sem contar que sempre tem aquele banco que dificulta o recebimento do depósito. Então o meu conselho é que, quem vai receber pela primeira vez verifique se tá tudo certo, e pra quem teve problemas no mês anterior tente colocar um outro Banco/Conta para que aumente a chance do problema ser resolvido. Logo abaixo vocês vão ver exemplos de como devem ser preenchido os dados Bancários

6334-3 355 6363544-2
agência: 6334 conta: 63635442
5422 634 00023372-3
agência: 5422 conta: 000233723
5234-7 763.334-3
agência: 5234 conta: 7633343
6653-3 87483-X
agência: 6653 conta: 874830

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO