sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Buíque - Filme sobre Graciliano Ramos terá pré-estreia nacional em Alagoas

Graça com as netas Sandra (à equerda) e Vânia, 1948
Graça com as netas Sandra (à equerda) e Vânia, 1948
O filme inédito “O Universo Graciliano”, do cineasta Sylvio Back, que retrata a vida e a obra do escritor Graciliano Ramos (1892-1953), terá sua pré-estreia nacional realizada em Maceió. A exibição será aberta ao público e acontecerá na próxima quinta-feira (24), às 19h30, no Teatro Deodoro.
O filme tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que viabilizou a exibição em Alagoas, um dos estados que fizeram parte das filmagens do documentário-ficção de longa-metragem.
Com pesquisa, roteiro e direção do cineasta Sylvio Back, o filme é fruto de vasta pesquisa literária e de campo. A filmagem também resgata locais e arquivos encontrados em Buíque (PE), Quebrangulo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Maceió (Alagoas), e no Rio de Janeiro, onde morou o escritor alagoano, até seu falecimento.
Back teve sua carreira iniciada há 46 anos. De lá para cá, já realizou 37 filmes, sendo 11 longas-metragens. Recebeu premiações e indicações importantes como, por exemplo, do Festival de Gramado e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Seus filmes possuem temáticas históricas, políticas e literárias.
De acordo com o diretor, "O Universo Graciliano" procura dar visibilidade a rastros, sombras e escombros memoriais em torno de Graciliano Ramos. “É o primeiro filme sobre a vida, obra e morte do genial escritor alagoano. Articulados a esse material iconográfico, com inéditos filmes, fotos e músicas de Maceió dos anos 1930”, destaca.
Entre os depoimentos que compõem o filme, estão o da filha Luiza Amado, o do arquiteto Oscar Niemeyer e do escritor Lêdo Ivo e do confidente Paulo Mercadante, contribuindo com lembranças e mostrando o perfil existencial, político, moral e literário de Graciliano Ramos.
De acordo com o diretor, a exibição em Alagoas inicia a divulgação do filme nacionalmente. “Recebemos todo o apoio do Governo do Estado durante as filmagens. Agora, Alagoas sedia a pré-estreia. Será um momento especial tanto para nós que elaboramos este filme, quanto para o Estado”, destaca.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, ressaltou a importância do evento. “É uma satisfação para o Governo receber a exibição do primeiro filme, de âmbito nacional e internacional, que reconta a vida e obra de Graciliano Ramos, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos”, salienta.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO