Ônibus com trabalhadores rurais de Lagoa Grande vira e fere mais de 40 pessoas na BR-428

Um ônibus que transportava trabalhadores rurais de Lagoa Grande para Petrolina, ambas no Sertão de Pernambuco, virou na manhã desta quinta-feira (14) quando todos seguiam para o trabalho. Cerca de 40 pessoas estavam no veículo que teve o pneu estourado no KM 170 da BR-428. A trabalhadora rural Maria José Cintra, de 42 anos, disse que o acidente aconteceu de repente. "Eu vi só o baque, não sei dizer bem como foi. Quando desceu só vi muita gente machucada", contou Maria José. Ela afirmou ainda que conseguiu sair do ônibus e sentia apenas dores nas pernas.

Muito abalada, Joana Dark Gomes dos Santos, chorou muito ao lembrar do acidente. "Em pensar que agora poderíamos estar todos mortos. Nós vivemos de novo. Agradeço a Deus, pois Ele estava conosco nesta hora", disse. O motorista do ônibus, Manoel Francisco da Silva, de 38 anos, afirma que não teve como segurar o veículo depois que o pneu dianteiro estourou. Manoel trabalha como motorista há três anos e afirmou que o ônibus, que presta serviço para a vinícola, tinha sido vistoriado recentemente. "Ele não tava 100%, mas não estava em condições ruins. Ele passou pela vistoria tanto na Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo de Petrolina (EPTTC) quanto na própria empresa. Não sei dizer o que aconteceu", afirmou o motorista.

Renê Nascimento da Silva, de 36 anos, contou que seguia atrás do veículo e ajudou no socorro das vítimas. "Na semana passada um carro estourou os pneus. Hoje um monte de gente fica ferido e ninguém faz nada", relatou Renê que também é funcionário da empresa de uva. Segundo ele, a vistoria precisa ser mais rigorosa. "Um pneu neste estado não tem condições de rodar. Como passa pela vistoria com pneus carecas desse jeito?", questionou Renê.

O policial rodoviário federal, inspetor Marcílio Fábio dos Santos, conta que mesmo com a danificação do veículo por conta do acidente, haverá uma avaliação de alguns equipamentos que garantem a segurança. "Vamos avaliar os freios, tacógrafo e pneus e registrar tudo em ocorrência. Várias partes do ônibus ficaram danificadas, mas qualquer irregularidade à medida de trânsito, o motorista será autuado", disse o policial. O Inpetor afirmou ainda que a Polícia Civil irá tomar medidas necessárias em relação às vítimas. Duas ambulâncias do SAMU foram levadas para socorrer os feridos que foram encaminhados para o Hospital Universitário de Petrolina. Ainda não há informações sobre os feridos. (G1/fotos Amanda Franco)

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO