A um mês do fim do prazo de entrega, menos de 25% declararam o IR em PE


A um mês para encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, menos de 25% dos pernambucanos entregaram o documento à Receita Federal. Até as 17h desta segunda (30), apenas 175.011 das 720 mil declarações esperadas em todo o estado foram entregues ao órgão. O número equivale a 24,3% do total. No Brasil, foram entregues 6.152.563 (22,4%) das 27,5 milhões esperadas.

Nesta segunda-feira teve início no Recife um mutirão para tirar dúvidas de contribuintes sobre o IR. A ação ‘Declare Certo’ ocorre em três shoppings da capital até 10 de abril, começando pelo RioMar, na Zona Sul. O atendimento gratuito será feito no mesmo horário de funcionamento do centro comercial, das 9h às 22h, até a próxima quarta (1º).

Depois do RioMar, o mutirão segue para o Tacaruna (de 5 a 7 de abril), na área central da cidade, e Plaza Casa Forte (de 8 a 10 de abril), na Zona Norte. O projeto é organizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PE).

O Sescap-PE alerta que a inexperiência do contribuinte é um dos principais motivos que levam a erros e omissões na declaração, e a assistência prestada no mutirão assegura a identificação do melhor modelo: o completo ou o simplificado. A entidade afirma que as informações do IR precisam ser preenchidas com exatidão para o contribuinte não cair na malha fina.

Os plantões de atendimento contam com a participação voluntária de empresários contábeis, que orientam os contribuintes sobre os itens a serem declarados, como a aquisição bens de consumo acima de R$ 5 mil, por exemplo. É importante ter em mãos todas as notas que comprovem a compra desses produtos, especialmente veículos e imóveis, orienta o Sescap-PE.Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO