Polícia Militar de PE relança a campanha do desarmamento

A Polícia Militar retomou, nesta terça-feira (20), a campanha do desarmamento. A ação visa mobilizar a sociedade para retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo, através da entrega voluntária pelos cidadãos. Em Pernambuco, são 24 postos fixos e mais um intinerante, que percorre todo o estado, principalmente naquelas cidades que não contam com posto fixo.


"Os postos normalmente estão instalados nas unidades da PM, nos batalhões ou companhias independentes. Todos os cidadãos podem nos procurar para fazer o procedimento para a entrega da arma. Mas antes de fazer o deslocamento com a arma, o proprietário deve entrar no site doMinistério da Justiça, e preencher a guia de trânsito, que serve para que o cidadão não seja surpreendido se for abordado por uma viatura policial, por exemplo. Sem a guia poderá ser caracterizado como porte ilegal de arma e se complicar do ponto de vista criminal", alerta o diretor de apoio logístico da PM, tenente-coronel Alexandre Gomes, coordenador da campanha.
A entrega das armas de fogo é indenizada. A recompensa varia de R$ 150 a R$ 450, dependendo do tipo de arma. Gomes lembra, no entanto, que para armas artesanais e munições não cabe recompensa. Todo o material é encaminhado ao Exército, responsável pela destruição.
A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também recebem armas. A campanha nacional do desarmamento tem dez anos e, desde o início, já recolheu 649 mil armas.

Sinpol divulga nota de pesar pela morte do PM Carlos Silveira do Carmo

unnamed


O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) se solidariza com a família do Policial Militar Carlos Silveira do Carmo, morto covardemente ontem (19/01) enquanto exercia sua difícil tarefa de garantir a ordem pública e a segurança dos apenados do Complexo Penitenciário do Curado.
Para o Sinpol, a morte de mais um irmão da segurança pública denota o completo caos institucional pelo qual passa a segurança pública no Estado de Pernambuco. O fato é terrível: mais um herói foi morto no exercício de sua função, desta vez, alvejado por balas disparadas de dentro de um presídio, onde os apenados deveriam exercer atividades de ressocialização.
O Sinpol denuncia que esse caos é resultado de uma sequência de malfeitos administrativos e de muito descaso. Existe em Pernambuco déficit de pessoal; salários aviltantes e, em várias categorias, os piores do Brasil; más condições de trabalho; falta de equipamentos e uma política falida que prioriza a apresentações de números em detrimento de resultados efetivos que, de fato, beneficiem a sociedade.
Em nome de Silveira e muitos outros que tombaram defendendo a população pernambucana, o Sinpol se coloca na luta por dias melhores para os trabalhadores da segurança pública e para todo o povo de nosso Estado.
A direção do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco

II FEIJOADA VIP É MARCADA POR MUITA ANIMAÇÃO, GENTE BONITA, MUITA MÚSICA E DESCONTRAÇÃO (CONFIRA AS FOTOS)

Ruas lotadas e população feliz com a ultima noite da festa do padroeiro do povoado Tanque em Buíque

Se o papel de um bom vereador que se preze e que foi eleito pela população é ir de encontro às necessidades de sua população que lhe elegeu e ao mesmo tempo ajudar o prefeito do seu município, o vereador e recém-empossado, presidente da Câmara de Vereadores de Buíque Felinho da Serrinha está de fato exercendo seu papel e, pelo que tudo indica o detentor do seu primeiro mandato já começa dar indícios que veio de fato para deixar seu nome registrado na história da política assim como fez seu pai, que foi seguido pelo também vereador e saudoso Til do Carneiro.

Em meio a trovoadas de criticas quando foi anunciado que pela primeira vez a noite de encerramento da tradicional festa de São Sebastião no povoado Tanque não iria ser bancada pela prefeitura, diferente do que vinha acontecendo em anos anteriores, Felinho da Serrinha reuniu alguns dos seus colegas da bancada e, ao invés de começar fazer criticas ao prefeito e sua equipe, juntos custearam do próprio bolso as atrações, além do som e do palco, para fazer a festa que por sinal não poderia ter sido melhor.


Por reconhecerem que falta pouco tempo, e que o prefeito já anunciou seu empenho para realizar o carnaval de 2015, conhecedores da queda do FPM no município e a crise que as prefeituras de todo país estão passando, principalmente as de Pernambuco, já que a lei não permite que câmaras de vereadores usem seus recursos para esse tipo de finalidade, que são festas de ruas, Felinho convenceu outros vereadores colocar dinheiro do próprio bolso para não deixar a noite das milhares de pessoas que lotaram a principal praça do povoado Tanque  nesta noite de segunda feira, (19) passar em branco e, já que o montante recolhido não foi suficiente o  bastante para contratar banda de nomes, contrataram três atrações de porte médio, como Luciano Lima, Maciel Cigano e o forró dos Compadres, que ao contrario daqueles que imaginavam uma coisa, estas mesmas atrações fizeram bonito e muito melhor do que certo nomes daquelas que só vem buscar os maiores valores de cachê pagos para não tocar absolutamente nada.  

Sobe para três número de mortos em rebelião em presídio no Recife

Vítima é detento de 52 anos que foi decapitado em um dos pátios.
Secretaria de Justiça considera que situação está 'controlada' no complexo.

Do G1 PE
Por volta das 17h, Batalhão de Choque deixou Complexo Prisional do Curado, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Por volta das 17h, Batalhão de Choque deixou Complexo Prisional do Curado, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos confirmou, na tarde desta terça-feira (20), a terceira morte na rebelião ocorrida Complexo Prisional do Curado, que abriga três penitenciárias, na Zona Oeste do Recife. A informação repassada pelo secretário Pedro Eurico é que se trata de Mário Antônio da Silva, 52 anos, preso desde 2006 por tráfico de drogas, que foi decapitado em um dos pátios, nesta terça. "[A morte] Não foi durante ação policial. Depois que soubemos dessa morte, houve uma chuva de pedras contra os policiais e agentes, eu presenciei. O Choque entrou, pacificamente, e agiu com bombas de efeito moral, e a situação foi controlada. Os presos estão dentro das celas", disse.
Para secretário Pedro Eurico, situação está controlada tanto no Curado quanto em Itamaracá (Foto: Luna Markman / G1)
Para secretário Pedro Eurico, situação está
controlada tanto no Curado quanto em
Itamaracá (Foto: Luna Markman / G1)
Eurico confirmou que houve uma tentativa de homicídio contra outro preso, que foi socorrido para uma unidade de saúde com um ferimento em uma das mãos. Ele ainda assegurou que não houve detentos feridos a tiros nesta terça. Na segunda (19), o balanço da rebelião fechou com 29 feridos, além das mortes do sargento da PM Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, e do detento Edvaldo Barros da Silva Filho.
O secretário informou que, após a situação se agravar nesta manhã, se encaminhou ao complexo disposto a negociar a pacificação do ambiente. "Eu recebi uma comissão formada por 10 detentos, das três alas. Conversei por uma hora e meia e eles fizeram uma série de reivindicações, que transformamos em um documento. Eles têm três grandes preocupações: tratamento às famílias no dia das visitas, a análise dos processos e a melhoria da unidade habitacional", disse.
Em resposta, o secretário afirmou que, já nesta quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria vai realizar ações emergenciais, com apoio da Prefeitura do Recife, para a construção de um galpão para abrigar os familiares dos presos, além da formação de uma equipe específica de revista e instalação de câmeras de segurança. Essas mesmas medidas serão tomadas para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, que também foi palco de tumultos nesta terça.
Sobre a demora na análise dos processos, haverá a contratação de 20 advogados para o complexo e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco serão alocados para trabalhar na 1° Vara de Execuções Penais, responsável pelos processos desses detentos. Já sobre a superlotação, o secretário relatou medidas para agilizar a conclusão do Presídio de Tacaimbó e da Cadeia Pública de Santa Cruz do Capibaribe, ambos no Agreste do estado, além da reforma de pavilhões do próprio Complexo Prisional do Curado, do Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e da construção imediata do Presídio de Araçoiaba, um complexo com sete penitenciárias. A obra do presídio de Itaquitinga ainda esbarra em problemas judiciais.
Equipe do IML também esteve no Complexo do Curado, nesta terça; a morte de mais um detento foi confirmada pelo governo, no fim da tarde (Foto: Katherine Coutinho / G1)Equipe do IML também esteve no Complexo do Curado, nesta terça; a morte de mais um detento foi confirmada pelo governo, no fim da tarde (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Entenda o caso

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO