Em campanha, candidatos ao Conselho Tutelar têm até 3 de outubro para convencer eleitores


Os conselhos tutelares estão em processo de eleição. O pleito acontece simultaneamente em todo o país, com votação marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 04.

Em Buíque, 10 candidatos estão na disputa das cinco vagas, após passarem por prova de seleção no mês de julho. Cada um possui um número – definido em sorteio. Conforme ordem alfabética, eles são:

- ENGLEBSON FRANCISCO DE AZEVEDO SILVA - Nº 04
- GEIDES MARQUES DA SILVA - Nº 02
- GILDO PEREIRA DA SILVA - Nº 05
- GILSEANNE DE BARROS MENDONÇA - Nº 09
- JAMYNSSON LUCCAS DA SILVA - Nº 10
- JOSÉ CARLOS SANTOS SILVA - Nº 07
- JOSÉ CASSIANO DE ARAÚJO - Nº 01
- LARISSA OLIVEIRA SERAFIM - Nº 03
- NELRY ISABEL RODRIGUES DE FRANÇA ANDRADE - Nº 06
- TEDIO DE SIQUEIRA MARINS - Nº 08


O período de campanha vai até a véspera do pleito, 03 de outubro. A eleição do Conselho Tutelar é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDDICA). O presidente, Francisco Carlos da Silva Andrade, disse que este momento é importante para que os candidatos convençam os eleitores a votar em seus respectivos nomes.

Francisco Carlos disse que os candidatos que estão na disputa possuem diferentes qualificações para postular o cargo. Para a presidente do COMDDICA, todos os candidatos têm condições de fazerem suas campanhas de forma igualitária, por meio de panfletos, redes sociais e demais meios de comunicação.

Conforme resolução da Comissão Eleitoral para Eleição do Conselho Tutelar que estabeleceu regras de campanha, o período de propaganda vai até o dia 03 de outubro.

De acordo com os critérios, fica permitida a divulgação pela internet, através de sites, blogs e redes sociais, como Facebook, Twitter e Whatsapp; Por outro lado, é proibido qualquer tipo de propaganda paga no rádio, televisão,  internet e em jornal.

Caso descumpram as regras, os candidatos poderão ter suas candidaturas impugnadas. Diferente das eleições de políticos, no processo do Conselho Tutelar o voto é facultativo, porém, também só poderão votar os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral, conforme destacou o presidente do COMDDICA.

A votação será em outubro, mas lembramos que a posse dos eleitos só acontecerá no ano que vem para um mandato de quatro anos.

A eleição será no dia 04 de outubro, a partir da 08h até as 17h na escola municipal Engenheiro Klaysson de Freitas Araújo, antiga Recreação Infantil.


Lembramos que os eleitores deverão estar munidos do Título de Eleitor e de um documento oficial com foto.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO