Índia da tribo Xukuru em Pesqueira morreu em decorrência da chikungunya

A índia da tribo Xukuru, de Pesqueira, no Agreste, Danielle Marques de Santana, 17 anos, morreu em decorrência de um quadro neurológico identificado como miosite, que foi desenvolvido pela chikungunya. A afirmação foi da equipe de neurologia do Hospital da Restauração (HR), que ressaltou ainda se tratar da primeira morte provocada por agravamento da arbovirose chikungunya ocorrida em Pernambuco.
Danielle, que era natural de Pesqueira sofreu uma parada cardiorrespiratória após quase dois meses de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR. A parada cardíaca aconteceu às 10h20 do dia 6 de janeiro, seguida da paralisação do diafragma. Os médicos tentaram reanimá-la por 40 minutos, mas ela não resistiu.
Segundo relatos de familiares, o sofrimento da adolescente durou três meses. “Ela deu entrada no Hospital Dr. Lídio Paraíba (HLP), em Pesqueira, com sintomas de chikungunya. Passou três dias na emergência, começou a piorar e os pais pediram transferência para outro hospital. Após oito dias no hospital em Pesqueira ela foi transferida para Caruaru”, relatou um parente de Danielle no dia da morte.

Ainda de acordo com o relato dos familiares, ao chegar em Caruaru, o médico que atendeu a adolescente de 17 anos disse que ela precisava de uma UTI imediatamente, quando foi transferida para o Hospital da Restauração no Recife. “Quando minha prima chegou ao HR, foi diagnosticada rapidamente que ela estava com a Síndrome de Guillain-Barré. Ainda disseram que o estado  dela era muito grave e que ela corria risco de morte”, contou o parente.

SUSTO - Secretária de Saúde de Buíque tem casa invadida por bandidos


Na noite desta sexta-feira, (29), bandidos encapuzados invadiram a residência da secretária de Saúde Fernanda Camêlo na tentativa de roubar algo do lugar. Segundo informações Fernanda estaria em seu quarto, acompanhada do filho quando, ao abrir a janela se deparou com um homem alto encapuzado circulando os corredores da casa, que fica localizada na Av. Ayrton Senna, na ocasião a mesma, desesperada começou a gritar por socorro e enviou mensagens pedindo ajuda, onde imediatamente foi acionada a Polícia Militar que veio de imediato e adentraram a residência em busca de capturar os suspeitos, que segundo os vizinhos, eram três homens, que ao perceberem a chegada da PM se evadiram do local pelos fundos sem levar nada.

Até o momento não foram registradas nenhuma prisão, policiais militares permanecem no local realizando diligências.

Chove granizo nas cidades de Arcoverde e Pedra

Chuva com forte ventania atingiu Pedra. Foto: Artur Tenório

A chuva forte não atingiu apenas a Região Metropolitana do Recife. Nas cidades de Arcoverde e Pedra, choveu granizo, segundo relato de internautas, através das redes sociais. Segundo informações, a chuva de granizo durou aproximadamente cerca de 15 minutos e que depois a chuva com forte ventania continuou atingindo as duas cidades.

A Apac não confirmou a chuva de granizo em Pedra, mas confirmou que há uma grande nebulosidade na região do Agreste. O órgão também informou que há previsão de chuva para a área.

Acompanhe o vídeo da chuva de granizo em Arcoverde.


PM REALIZA A MAIOR APREENSÃO DE MACONHA DE TODOS OS TEMPOS EM TAQUARITINGA DO NORTE - PE

Durante a tarde de ontem (quinta-feira) a Polícia Militar realizou a maior apreensão de maconha de todos os tempos em Taquaritinga do Norte no Agreste de Pernambuco. A ação foi da guarnição tática de Taquaritinga do Norte com o apoio do Oficial de Operações, além do NIAZM-1 do 24º Batalhão.

Segundo informações repassadas ao Blog, era por volta das 17h00min quando o policiamento recebeu uma denúncia anônima informando que em uma residência localizada no Sítio São Miguel na zona rural da Dália da Serra estaria havendo a comercialização de drogas.
De posse das informações os policiais fizeram diligências e conseguiram abordar o imputado Otávio Gomes Duda de Lima, de 66 anos de idade, que estava parado defronte a casa. Ao ser perguntado a respeito da denúncia, ele informou que era o proprietário do imóvel, mas teria alugado a um elemento de nome “Alemão” e que não tinha nada aver com o que fosse encontrado na residência, levando a Polícia até o quintal aonde informou o local que estava enterrado no solo, dentro de tambores de plástico, 104,480kg (cento e quatro quilos, quatrocentos e oitenta gramas) de maconha prensada.

Como o “Alemão” não foi localizado, o Otávio foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe aonde foi atuado por tráfico de entorpecentes e será recolhido na Cadeia Pública de Taquaritinga do Norte.

Cidades do interior Pernambucano, como Buíque, Bezerros e Pesqueira conhecidas por seus carnavais tradicionais, por falta de recursos e em meio a crise ainda não estão divulgando suas programações por completo.

Quando o assunto gira em torno do carnaval 2016 nas principais cidades  mais tradicionais  do interior de Pernambuco  como as de Buíque, Pesqueira, e Bezerros  com a aproximação do período carnavalescos  todas as expectativas dos foliões giram em torno delas.

Como o mar não está  pra peixe  para nem um município Brasileiro, onde cada um com seu potencial e suas tradições  vivem momentos de crises com  a queda de repasses dos governos federais e estaduais, o carnaval  que no passado  tinha como principais aliados recursos de sobras  da Fundarpe, da Empetur  e do próprio governo federal o que fazia com que   todos  os  ventos soprasse ao seus favores  possibilitando a realização de grandes carnavais.
Salvando-se Bezerros que praticamente já vem com sua grade montada pelo estado,  trazendo nomes  como Alceu Valença, Elba Ramalho, Lenine, Geraldinho Lins, Maestro Forró, Spock Frevo e Almir Rouche, Pesqueira famosa  por já ter entrado na competição com Buíque  disputando o troféu  de quem realizava o melhor carnaval do estado, hoje aguardando definições do governo do estado, passa  a divulgar a prestação  os nomes  de suas atrações o que até agora  se confirmou os nomes de Patusco, John Geração, Maestro Spok Frevo, Pedrinho Pegação , Marreta e Massa e  Terra Samba  com essas  já confirmadas, as expectativas por parte dos foliões  em torno do carnaval de Pesqueira aumenta cada vez mais  para saber de fato toda a sua programação.
Se de um lado, Bezerros  e Pesqueira  já tem em si alguns nomes confirmados onde suas principais atrações são  por  sua maioria da grade do estado, Buíque apesar de todas as circunstâncias  continua  buscando  suas formas  para não deixar 2016 passar em branco, mesmo não contando até o momento com nem um nome por parte do Governo do estado tudo indica que o prefeito assim como fez ano passado irá sim fazer seu carnaval, não a altura dos anteriores mais sim  direcionada para uma folia onde a festa será o povo que faz.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO