Tupanatinga apresenta seus potenciais no segundo encontro do Território Vivo - Rede Arcoverde, promovido pelo Sebrae

Na última quarta-feira (20), aconteceu o segundo encontro do Território Vivo – Rede Arcoverde. Na ocasião, a equipe participante do município de Tupanatinga levou através do atual Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sr. Francisco Carlos, um diagnóstico legível onde sua missão foi transmitir para o território as principais potencialidades do município. Entre as potencialidades Tupanatinga mostrou uma das questões que tem sido destaque nos grandes centros, que é a grande concentração de Água no município, que por se tratar da zona de recarga da Bacia do Jatobá os poços de Tupanatinga são mais profundos e tem uma capacidade de operar uma vazão de 200 litros de água por segundo. O volume é suficiente para atender a população de sete municípios situados no Agreste, entre eles: Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati, segundo informações, além da grande concentração de carros pipas vindos de várias cidades para pegar água no município, os investimentos da Compesa levarão agua através de uma adutora para várias cidades, e o município continua com uma baixa utilização dessa agua para o seu próprio sustento. Ele ainda destacou a possiblidade e alternativas que poderiam ser realidades no intuito de aumentar a renda do seu território e melhorar o aproveitamento do seu potencial com a instalação de um Parque Aquático, a implantação de uma engarrafadora de agua mineral, de sucos ou de refrigerantes e um investimento maior na questão da fruticultura.


Além da água, foi posto em destaque o Parque Nacional Vale do Catimbau, que abrange uma grande parte do território no município e segundo o secretário, merece ser pautado como um grande potencial turístico da região. Outros temas foram citados em sua apresentação, entre eles o Casarão do tesouro escondido, as cachoeiras naturais, a Tradicional Festa de Agosto, o Samba de Coco, o Reisado, São Gonçalo, o grupo de quadrilha estilizada Flor de Chita, o Artesanato, a Gastronomia entre outros.  
 

Os trabalhos foram coordenados pela equipe do Sebrae, nas pessoas de Fernando Clímaco, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Pernambuco, Maurício Correa analista do Sebrae Pernambuco, os consultores Anselmo Pereira e Izabel Santos e os analistas das três unidades regionais, Maria Marisete da unidade Sebrae de Caruaru, Moshe Dayan da unidade Sebrae de Garanhuns e Leila Monte da unidade Sebrae de Serra Talhada. Segundo Fernando Clímaco, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Pernambuco, “O programa Território Vivo oportuniza às lideranças de instituições públicas e privadas a participação na construção coletiva de uma agenda de trabalho e planejamento, que convoca e reúne os atores do desenvolvimento do território em prol do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da comunidade”.

São participantes do Território Vivo rede Arcoverde, Tupanatinga e mais dez cidades circunvizinhas que são: Custódia, Sertânia, Venturosa, Pedra, Buíque, Itaíba, Manari, Inajá, Ibimirim e Arcoverde. Estão sendo convocados pessoas e instituições que desejem construir junto com o Sebrae um caminho que resulte no fortalecimento da capacidade de produzir riquezas, oportunidades de negócios, empregos e qualidade de vida para as comunidades com base no potencial existente e nas capacidades locais.

 
Na ocasião estiveram representando o município de Tupanatinga: o representante do IPA João Santana, a coordenadora de políticas para mulheres Edilma, a representante da Sec de Agricultura Jakeline, o Vereador Carlos de Idelfonso, o representante da sec de meio ambiente Marcos, a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Nice.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O PROJETO POTENCIAL APRESENTADO

















   
 



TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO