terça-feira, 28 de novembro de 2017

Escolas da zona rural de Tupanatinga são beneficiadas com o Programa Cisternas nas Escolas


No último dia 20 de junho do corrente ano, representantes do poder público e da sociedade civil organizada do município de Tupanatinga participaram de uma reunião na Sede do CEDAPP em Pesqueira-PE, onde ocorreu o Fórum de Apresentação do Programa: Cisternas nas Escolas, para os municípios de Tupanatinga, Buíque e Arcoverde que foram contemplados com 46 cisternas de 52 mil litros. 

 
A ação, desenvolvida em territórios, começa pela mobilização da sociedade civil, comunidade escolar e poder público municipal para que todos se envolvam numa proposta que vai proporcionar à escola uma forma de armazenamento de água da chuva ou carro pipa.

Segundo o secretário de Agricultura Antônio Neto, as cisternas garantem a infraestrutura necessária para que o município tenha capacidade de lidar com os períodos de estiagem, ciclo comum no Semiárido. “O projeto é muito importante dentro de um conjunto abrangente de políticas públicas do Governo Federal para o Semiárido que passa pelo acesso à água, pela inclusão produtiva do pequeno agricultor e pela segurança alimentar”, disse.

Reunião com os professores das escolas beneficiadas com as cisternas no nosso município.

O processo de construção de uma cisterna, que tem custo médio de R$ 13 mil, passa por três fases. Num primeiro momento, professores são capacitados para a gestão da água armazenada, além de receberem noções de segurança alimentar e nutricional e de temas de convivência com o Semiárido para a educação infantil. A segunda fase passa pela implantação de uma bomba elétrica e a compra de filtros de barro para tratamento da água. Por fim a cisterna é construída em um prazo de duas semanas.

 

O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.



Escolas do município de Tupanatinga beneficiadas nesta etapa do programa:

01-  José Albuquerque Maranhão - Povoado Cabo do Campo.
02-  Estevão Rodrigues - Sítio Laranjo.
03-  Berto José de Araújo – Sítio Porteiras.
04-  João Alves Machado - Sítio Canela
05-  José Florêncio - Sítio Mandacaru
06-  Sec. José Jorge de Vasconcelos - Sítio Salvador
07-  Quitéria Dias Avelino - Sítio Gritos
08-  Antônio Marques - Sítio Sapato
09-  Cícero Florêncio de Albuquerque - Sítio Cachoeira Grande
10-  São José - Sítio Carié
11-  Manoel Paz - Sítio Ilha Grande
12-  Rui Barbosa - Sítio Umburanas






Professor do CAA (Dilson Cavalcanti, tupanatinguense) coordenará mesa temática em congresso sobre investigação educativa na Argentina

Entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, a Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional del Comahue, na Argentina, realizará o VII Congresso Nacional e V Internacional de Investigação Educativa sobre o tema “Políticas e práticas de produção e circulação de conhecimento. 20 anos do 1º Congresso de Investigação Educativa na UNCo".
Durante o evento, a professora Soledad Vercellino (Universidad Nacional del Comahue; Universidad Nacional de Río Negro) e o professor Dilson Cavalcanti (Universidade Federal de Pernambuco) coordenarão a Mesa Temática 34 sobre "Os aportes dos estudos sobre a relação com o saber à investigação educativa", destinada àqueles que discutem e investigam a Relação com o saber.
As informações sobre o evento, prazos para submissão e inscrições podem ser encontradas na página do evento.
Com informações: https://www.ufpe.br

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