Eduardo abre frente de 31 pontos

Pesquisa feita com exclusividade para o Diario de Pernambuco pelo instituto pernambucano Exatta mostra o governador Eduardo Campos (PSB) com o dobro da preferência do seu adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB): 61% a 30%, respectivamente. Eduardo vence em todas as regiões do estado e em todas as faixas de renda, instrução, classe social e gênero. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 29/05 e 1º de junho, constou de 2002 entrevistas e foi registrado no TRE sob o número 23895.

Para o Senado a pesquisa aponta empate técnico entre Marco Maciel (DEM), que concorre à reeleição na chapa oposicionista, e Humberto Costa (PT), governista, com o primeiro obtendo 45% das preferências, contra 44% do segundo. Em terceiro lugar está o atual deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), também governista, com 18%. Como a chapa de oposição ainda não lançou o segundo candidato ao Senado, o Exatta incluiu os nomes que estão sendo cogitados paraa vaga. O que se saiu melhor foi o deputado federal Raul Jungmann (PPS), que aparece com 11% (veja matéria abaixo).

Na corrida ao governo, Eduardo obtém seus melhores resultados no Sertão do São Francisco (75% contra 19%), Sertão (74% a 16%) e Zona da Mata (71% a 23%). Os números indicam que, pelo menos neste momento, o fato de o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito de Petrolina (município da região do São Francisco), Fernando Bezerra Coelho, não ter obtido uma vaga para disputar o Senado na chapa situacionista não trouxe desgaste para o governo. Outro detalhe é que a Zona da Mata, de acordo com os dados da pesquisa, mantém sua fidelidade ao arraesismo.

A única área onde a disputa fica equilibrada é o Recife, quando Jarbas - que foi prefeito da capital por dois mandatos - obtém 42%, enquanto Eduardo fica com 48%. No Agreste, região mais beneficiada com a duplicação da BR-232 (principal obra de Jarbas Vasconcelos em seus dois mandatos como governador, 1999-2006), a vantagem de Eduardo éde 20 pontos percentuais: o governador tem 53%, e o senador, 33%. É nesta região que se encontra ainda a principal base do grupo de Mendonça Filho (DEM), que concorreu ao governo em 2006 e que agora vai disputar um mandato de deputado federal.

A vantagem de Eduardo mantém-se também quando se divide os entrevistados entre homens e mulheres. Ele tem 61% da preferência masculina (Jarbas fica com 32%) e 60% da feminina (Jarbas, 28%). Percentuais semelhantes aparecem nos demais indicadores - de renda, instrução e classe social.

Os resultados coincidem com o índice de aprovação do governador, cujo levantamento fez parte da pesquisa. O total dos que aprovam o governo dele é de 78%, contra 13% que desaprovam. Assim como acontece na preferência de voto, é no Sertão do São Francisco que Eduardo tem a melhor taxa de aprovação: 86%. Logo em seguida vem a Zona da Mata (com 84% de aprovação), o Sertão (80%), a Região Metropolitana (79%) e o Recife e o Agreste, com 74% cada uma.

Todos estes dados são da pesquisa dita "estimulada" - aquela em que o pesquisador mostra ao entrevistado um cartão com os nomes dos candidatos. Já na pesquisa "espontânea", quando o entrevistado deve dizer seu candidato de memória (sem que haja a apresentação do cartão com os nomes), Eduardo ficou com 36% das preferências, contra 15% de Jarbas Vasconcelos.

A pesquisa avaliou também qual o grau de satisfação dos entrevistados e que expectativa eles têm para o futuro. O resultado mostra um pernambucano otimista com os dias que virão e contente com o momento que está vivendo. Na pergunta "Como o sr (a). diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje?", 63% apontaram a resposta "satisfeito". Só 2% disseram-se "muito insatisfeitos" e 15%, "insatisfeitos". Indagados sobre como acreditam que estarão suas vidas nos próximos anos, 80% disseram acreditar que vai "melhorar".
Informações: DPNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO