Voto biométrico para acabar com fraude nas eleições

Considerado um dos países mais evoluídos no que diz respeito ao sistema de votação, o Brasil — pioneiro no uso das urnas eletrônicas — falhava há até dois anos em um quesito aparentemente simples para garantir a lisura do pleito: os eleitores não eram obrigados a apresentar documentos com foto na hora de votar, apenas o título eleitoral.
Foi preciso que o Congresso aprovasse a minirreforma eleitoral, no fim do ano passado, para que, além do título, os brasileiros tenham de apresentar no pleito de outubro a identidade ou documentos equivalentes, como a Carteira de Habilitação, de Trabalho ou o Passaporte.
Mas a solução definitiva para que qualquer chance de fraude seja afastada de uma vez por todas, já vem sendo desenvolvida pelo TSE, desde as eleições municipais de 2008. O voto biométrico foi experimentado com sucesso naquele pleito em três cidades: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC), localidades onde as impressões digitais de todos os eleitores foram cadastradas.
Agora, em 2010, serão 65 municípios (em 24 estados) com votação totalmente biométrica, com as urnas equipadas com o leitor biométrico, aparelhos que lêem as impressões digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO