Dilma no Jornal Nacional: ‘Vamos continuar Lula, não repetir’


A candidata do PT à Presidência foi a primeira, entre os que tentam suceder o presidente Lula, a dar entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. A entrevista foi ao ar na noite desta segunda-feira (09). Hoje (10), a entrevistada será Marina Silva, do PV.
Na entrevista, Dilma explicou como se dará, na sua avaliação, o projeto de continuidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva. “Meu projeto é de continuidade ao presidente Lula, mas não é de simplesmente repetir”, disse ela. “Nós queremos fazer com que o país saia da condição de país emergente para a condição de país desenvolvido. É a hora e a vez do Brasil”, completou Dilma.
A disposição em abordar várias temas no curto espaço de tempo de um bloco do Jornal Nacional fez com que Dilma fosse, muitas vezes, interrompida pelos apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes.
Como já ocorrera no debate da Band na semana passada, foi uma demonstração de que a concisão nas respostas ainda é um problema para Dilma. A candidata, porém, soube sair-se bem dos questionamentos mais duros feitos por Bonner e Fátima.
A exceção foi quando ensaiou um bate-boca com Bonner a respeito de um discurso de Lula. Ele e Fátima Bernardes comentaram que o presidente, numa cerimônia, brincou que vários ministros e parlamentares já haviam se queixado com ele que Dilma os “maltratava”.
Dilma resolveu desmenti-los. “Ele não disse que maltratava, disse que eu era dura”, rebateu a candidata do PT.
“Candidata, o vídeo é público, está disponível. Mas nós não temos que passar o resto da entrevista discutindo isso”.
No começo da entrevista, Bonner lembrou que a opção por Dilma como candidata foi uma escolha pessoal de Lula e que ela não teve antes qualquer outra experiência como candidata.
“A senhora se considera preparada?”, perguntou o apresentador do Jornal Nacional.
Dilma apresentou seu currículo de secretária de Estado no Rio Grande do Sul e ministra das Minas e Energia e da Casa Civil para falar de sua experiência. “Me considero preparada. Tenho experiência. Conheço o Brasil”, disse ela.
Em seguida, os apresentadores perguntaram se o fato de Lula aparecer sempre por trás dela não poderia passar ao eleitor a impressão de que ela, no exercício da Presidência, terá o atual presidente como tutor.
Dilma deu uma boa resposta: “As pessoas têm que escolher o que acham de mim”, disse ela, referindo-se ao fato de que, em alguns momentos, é vista como uma pessoa dura e até pouco educada e em outras como alguém que precisa de tutor, o que indicaria fragilidade. “Não vejo problema nenhum na minha relação com Lula. Ele é um grande líder reconhecido no mundo inteiro”.
Dilma ainda foi questionada pelo fato de o PT hoje ter como aliados pessoas que criticou durante toda a sua vida antes de ser governo: Fernando Collor, José Sarney, Jader Barbalho.
“O PT acertou quando viu que, para governar um país com a complexidade do nosso, tem que fazer alianças. O governo Lula tinha uma diretriz: focar a questão social. Quem nos apoia aceitando os nossos problemas, a gente aceita do nosso lado”, disse ela. Dilma, porém, reconheceu que o PT mudou com a experiência de ser governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO