.jpg)
Com 79% de avaliação positiva, segundo o instituto Datafolha, Lula desfruta o melhor momento dos seus sete anos e oito meses de mandato. Há uma sensação de bem estar na sociedade por conta do bom momento da economia e isso lhe deu a força necessária para bancar por sua própria conta e risco o nome de Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão. Trata-se da 1ª mulher com chance concreta de chegar à presidência em 121 anos de República. Se dará certo ou não são outros quinhentos.
Quando a José Serra, do ponto de vista emocional deve estar um caco. No dia 15 de junho deste ano ele chegou a 40% de intenções de voto no Datafolha, caiu para 36% uma semana depois, para 33% na primeira quinzena de agosto e agora está com 29%, ante 49% de sua adversária, que comeu a canjica do São João com 29%. O que não devem faltar na campanha dele são os pitaqueiros de toda ordem querendo ser os salvadores da pátria: “Faça isso, faça aquilo outro”. Mas agora já parece ser tarde.
Campeão – Dos estados pesquisados pelo Datafolha, o que Dilma tem o maior índice de intenções de voto é PE: 62%, ante 21% de José Serra. Logo abaixo vem a BA onde a candidata do PT tem 60% e o tucano 22%. Em MG, onde nasceu, ela bate Serra por 48% x 29%.
Pavio curto – O prefeito de Araçoiaba, Severino Alexandre (PMDB), está se chateando com a versão de que teria aderido à Frente Popular em troca de obras. Se o partido não parar com isso, a conta pode sobrar para Raul Henry (PMDB), que é o candidato dele à Câmara Federal.
Resposta – Sérgio Guerra negou em SP a declaração de Jarbas Vasconcelos de que o PSDB pernambucano o abandonou. Garante que nem todo o PSDB está com Eduardo e citou como exemplo o prefeito Elias Gomes (Jaboatão). Quanto aos prefeitos do PMDB, disse, seis dos 11 estão com o governador. Foi uma resposta aos que o acusam de estar fazendo “jogo duplo”.
Sem obras - O prefeito de Sirinhaém, Fernando Urquiza (PTB), o vice Franz Hacker (PMDB) e todos os 9 vereadores estão fechados com Dilma, Eduardo, Humberto e Armando, além de Danilo Cabral (PSB) para deputado federal e Sílvio Costa Filho (PTB) para deputado estadual. Entretanto, numa reunião de cunho eleitoral, queixaram-se da falta de obras do governo estadual no município.
Divisão 1– Miriam Lacerda e Tony Gel (DEM) não estão “plantados” só em Caruaru como cabos eleitorais da campanha de Jarbas. Ela viaja por todo o Estado na condição de candidata a vice e o ex-prefeito coordena a campanha majoritária em todas as cidades do Agreste.
Divisão 2 - Já Raul Jungmann (PPS), o 2º senador de Jarbas, indicado por Sérgio Guerra, vez por outra descola da majoritária para cuidar apenas dos seus. Foi o que fez sábado em Garanhuns ao inaugurar, sozinho, o comitê do candidato a deputado Sivaldo Albino (PPS).
Vingança - Mozart Sales, ex-vereador no Recife pelo PT e chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha (relações institucionais), confirma o interesse do Planalto de eleger Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT) para as duas vagas de senador, no Piauí, mandando para casa Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC), que não deram trégua ao governo Lula um minuto sequer.
Decência - Outro dia, o deputado Augusto Coutinho (DEM) confessou que a campanha para a Câmara Federal já lhe deu muitas alegrias. Mas em matéria de seriedade e decência, na relação com os aliados, ainda não achou ninguém igual ao desembargador aposentado Chico Sampaio, líder do DEM em Salgueiro e seu eleitor.
Eleição – Consulta feita aos juízes federais dos 27 estados resultou numa lista com 10 nomes que serão sugeridos ao presidente Lula para vaga do ex-ministro Eros Grau (STF). Dois de PE estão entre os 10: Ricardo Mandarino Barreto (3ª vara, com 47 votos) e Francisco de Queiroz Cavalcanti (TRF da 5ª região, com 24).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!