SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA COLETA SELETIVA

Objetivando melhorar o meio ambiente e visando a adequação à Lei nº 12.305 de 2010, que responsabiliza os Municípios no trato com o lixo, determinando que apenas 20% do que for coletado seja colocado em seus aterros, uma vez que 80% dele é reciclável, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria Meio Ambiente, em parceria com a associação dos catadores, está realizando uma Campanha de Coleta Seletiva que deu início neste dia 22 de julho, em todo o Município.

Podemos acompanhar de perto o trabalho feito por uma equipe de várias pessoas passando por comércios e residências, e os populares com o sorriso aberto por estar vendo o trabalho acontecer. Dentre os presentes na campanha estavam, a Secretária de Meio Ambiente Silvania Cabral, sua Adjunta Rosa Ramos, alguns servidores municipais e pessoas da associação de catadores.


A Campanha será disseminada por meio de panfletos distribuídos nas residências; carro de som e inserções em emissoras de rádio. A mensagem contida nesses veículos orienta como se deve fazer a coleta seletiva; o que separar; quais os dias e bairros em que será realizada a coleta, dentre outros. Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Dr. Silvania Cabral, os cidadãos deverão separar todo o lixo seco como: plástico, vidro, papel, dentre outros, e colocá-lo em reservatório separado.

Em dia de coleta na sua rua ou seu bairro, o cidadão deverá colocá-lo em frente a sua casa ou comércio para que o carro da empresa de coleta, VIALIM possa coletar o lixo.

Com a colaboração da população, todo o material coletado será levado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e destinado às pessoas que realizam a separação do referido material, para um destino final. Com isso, haverá um aumento em suas rendas.
O que não poderá ser reciclado como fraldas, absorventes, restos de comida e papel higiênico, continuarão sendo recolhidos normalmente, em conjunto com as Lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas e pneus, que deverão estar separados em outros reservatórios.
O óleo de cozinha, oriundo de frituras, poderá ser reutilizado como matéria prima para a confecção de outros produtos, como o sabão.

O prefeito do Município Jonas Neto, nos informou que adquiriu vários tambores de lata e que está personalizando os mesmo com o slogan da PMB, e que na próxima semana estará colocando os mesmos em vários pontos da cidade, onde populares costumam colocar o lixo no chão de ruas e avenidas. Com isso, com certeza ficará mais fácil para que a empresa de coleta possa ter certo controle e facilidade em apanhar o mesmo.


Da redação: Buíque & Cia
Fotos: Francisco Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO