Famílias do Novo Arcoverde comemoram vitória da posse de suas casas depois de 19 anos de espera


Na manhã desta sexta-feira, (19/08), 400 famílias do Conjunto Novo Arcoverde viveu um momento histórico em suas vidas. Através do ex-deputado Israel Guerra, a comunidade recebeu a visita da representante da CEHAB Drª Emanuela como também Deia Lúcia, representante da Habitat, que é uma entidade internacional que trabalha em prol da moradia com dignidade, o objetivo de suas vindas foi exatamente colocar em prática o que ficou acertado no encontro dos representantes do Movimento Pró-Arcoverde com o Presidente da CEHAB Nilton Mota Silveira Filho. 

De acordo com Drª Emanuela, o Ministério  das Cidades abriu esse projeto de assistência técnica desde 2007/2008 para se trabalhar a regularização fundiária.  
Em parceria com o HABITAT e COPAMA, a CEHAB e o Governo do Estado, já realizaram várias propostas beneficiando hoje 28 municípios em Pernambuco, o projeto é tido como piloto para todo o Brasil, pois está sendo executado apenas aqui no estado.  

 Déia Lúcia da Habitat falou para a comunidade como vai funcionar todo processo a partir do cadastramento, o qual já se deu inicio hoje. Alberto Estevão, Presidente  do COPAMA não escondia a alegria e o sabor da vitória após 19 anos de luta.


Redação MPA
Com uma grande influência na área da educação no município de Arcoverde, o Diretor Paulo Sampaio recebeu a visita de Israel Guerra em seu gabinete. Na ocasião Paulo fez sua filiação ao PCdoB já na expectativa de uma provável candidatura para vereador.Aproveitando a vinda a terrinha Israel fez algumas visitas a amigos e correligionários, já na chamada costura política para o próximo pleito municipal. 

Uma caravana do Movimento Pró-Arcoverde liderada pelo o ex-deputado Israel Guerra filho esteve presente em reunião na Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) na cidade do Recife. O encontro teve como objetivo participar do ato solene da assinatura do presidente daquele orgão Dr. Nilton da Mota Silveira Filho, dando direito às 400 famílias que residem a mais de 19 anos no Conjunto Novo Arcoverde de terem as escrituras de suas residências como de fato e de direito. 

 Segundo Dr. Nilton Mota, além da  politica habitacional que vem sendo executada durante esses anos a CEHAB tem uma preocupação com a parte da relação fundiária. Atendendo ao pleito do movimento, foi constituída uma equipe para a realização dos cadastros de todos os moradores desse conjunto. 


 Ainda de acordo com Dr. Nilton a audiência foi marcada a pedido do Secretário das cidades, Danilo Cabral o qual tem pressa em que essas famílias tomem posse de suas terras e casas. 

 Essa luta vem se arrastando desde 1992, o Deputado Estadual Ângelo Ferreira, que foi fundamental nessa batalha juntamente com Israel Guerra hoje pode comemorar com alegria a vitória dessas 400 famílias.

Redação MPA
http://movimentoproarcoverde.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO