Escola Municipal Manoel Benício de Siqueira e o Projeto "A Linguagem do Cangaço"


O Projeto “Linguagem do Cangaço” foi desenvolvido na Escola Manoel Benício de Siqueira, Vila do Carneiro, Buíque, pela professora de língua portuguesa Márcia Rossana Tavares, com 35 alunos da 7ª série/8º ano do ensino fundamental.

O trabalho sobre o estilo próprio de linguagem, representado por um vocabulário singular, o verdadeiro “vocabulário da cartucheira”, foi baseado na pesquisa do historiador Frederico Pernambucano de Melo, publicada no livro Estrelas de Aço - A estética do cangaço.

A proposta interdisciplinar do projeto envolveu as (disciplinas e conteúdos) de língua portuguesa e história e contou também com visita ao Museu do Cangaço em Serra Talhada.
O trabalho foi organizado em três etapas, onde foram desenvolvidas atividades de pesquisa e produção com diversos gêneros textuais: Textos científicos, cordéis, depoimentos, biografias, entrevistas e relatório.


O projeto teve sua Culminância no dia 04 de outubro, com a visita do ex-cangaceiro da Vila de São Domingos, Seu Né, vulgo “Candeeiro” à escola, onde foi entrevistado pelos alunos sobre sua experiência no cangaço, e aspectos históricos e lingüísticos desse movimento.

O encerramento ficou por conta do Grupo de Samba de Coco da Fundação Terra, que se apresentou e animou a todos com seu ritmo frenético embolado nas pisadas dos tamancos.

Da redação: Blog Buíque & Cia
Francisco Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO