TUPANATINGA - O CASARÃO DO TESOURO ESCONDIDO - SÍTIO PILÕES


Sítio Pilões localizado no Município de Tupanatinga, distante 18 km da Cidade, divisa com o Sitio Gravatá, Município de Buíque, separados apenas pelo Rio do Pinto o qual deságua no rio Ipanema e este no Rio São Francisco e como diz a canção popular: “E o Rio São Francisco vai Bater no meio do Mar.”

A região é um lugar grandioso e bonito, com serras, cachoeiras, rios, e muito povoado. Porém o que denota maior curiosidade e grandeza, não é somente a sua beleza geográfica, mas, sobretudo a sua importância histórica, principalmente para a nossa região que provavelmente nunca fora explorado.

O Casarão, residência do antigo Coronel Lulu Tenório, do qual muitos comentam da existência de um tesouro encantado. Que com certeza era grande parte das riquezas em jóias e ouro deixados pelos antigos moradores, mas nunca encontrado pelos seus próprios herdeiros, talvez seja uma lenda, mas na verdade o grande tesouro seja de fato os grandes casos históricos guardados na memória de todo aquele povo.

O Casarão com certeza é o ponto referencial de toda memória de uma civilização que fez historia e gerou várias gerações. Para a análise histórica da nossa Cidade e das demais cidades vizinhas, ali está de fato um grande tesouro; Uma comunidade que carrega sozinha o peso da historia, da memória, das lendas que se eternizaram na cultura, na fé e na própria vida. É o caso do Jovem Dílson de Zequinha que não se cansa de cobrar das autoridades competentes maiores compromissos com a historia do seu povo.

Para o jovem, grande representante daquela localidade, se faz necessário preservar o casarão, transformando-o em um forte museu, arquivo histórico e cultural da região. Tombá-lo pela Prefeitura e fazê-lo um patrimônio histórico municipal.

O Trabalho a ser feito nesse recanto é um gesto de grandeza que somente pessoas dotada de sabedoria, consciência, leveza de espírito, compromisso com a cultura e educação de um povo e, sobretudo muita Fé, poderá então concluir com muito zelo essa grande obra a serviço da civilização humana.


Com informações: Conexão Cultural
Postado por: Blog Buíque & Cia

Proclamação da República - Por Manoel Modesto

Nesta data de hoje, 15 de novembro de 2011, se comemora os 122 anos de Proclamação da República, fato esse ocorrido em 15 de novembro de 1889, liderado pelo militar Marechal Deodoro da Fonseca. Esse movimento de adoção da república como regime de gerir a res publicae, não foi por acaso, tendo se adotado o regime presidencialista de governo e não o parlamentarismo, mas sim por pressão da classe elitista dominante sem ter contado com a mínima participação popular, que não estava nem aí para os interesses dos grandes fazendeiros que perderam o trabalho gratuito da escravatura pelas mãos da Princesa Izabel, que por sua vez, foi forçada a tomar tal medida, pela pressão dos ingleses, que tinham interesses mais comerciais com o Brasil, que propriamente por uma questão de ssordem humanitária. O primeiro presidente da república foi o próprio Marechal Deodoro da Fonseca, tendo como vice, Floriano Peixoto, tendo permanecido no governo desde a proclamação da república até 23 de novembro de 1891, sendo sucedido pelo seu vice, Floriano Peixoto. A república adveio não por um forte movimento popular, mas sim, como forma da elite dominante se vingar de D. Pedro II, em face de ter acabado com a escravatura no Brasil. Para o povo pouco importava continuar na monarquia ou não, afinal de contas, adotada a república, somente dela participava integrantes da elite escolhidos a dedo, além de que, não havia a menor participação da mulher. Com o novo regime, a governabilidade brasileira, ainda teve que enfrentar enormes problemas de resistência e movimentos políticos que queriam implantar um outro sistema e forma de governos, sendo o último de que se tem notícia, a chamada revolução de 31 de março de 1964 e é bom que fique nisso mesmo, pois pelo visto, apesar da corrução deslavada grassar país afora, a democracia implantada parece que está se solidificando de vez, apesar de que ainda se tem muita coisa a ser mudada neste país para que de fato e de direito ele venha a ser realmente um país sério.

Homem esfaqueia outro durante bebedeira em Buíque


A redação do Balanço Geral, foi informada que uma briga entre dois homens embriagados quase terminou  em uma grande tragédia, após entrarem em vias de fato  um deles ficou ferido.
De acordo com a polícia, o fato ocorreu na manhã de ontem no Povoado Amaro na zona rural aqui de  Buique.
No momento da discussão, Jordélio Beserra da Silva desferiu dois golpes de faca tipo peixeira na região lombar de Edvaldo Sampaio de Lima, que foi socorrido para o hospital Regional de Arcoverde.
Segundo informações daquela unidade de saúde Jordélio não corre risco  de morte. 
Já Edvaldo Sampaio fugiu do local do crime e ainda não foi localizado pela polícia.

Com informações: Blog Balanço Geral
Postado por: Blog Buíque & Cia

Pai agride filho a golpes de foice na zona rural de Buíque


Policiais militares tomaram conhecimento na tarde da última sexta feira que Rafael de Lima Alves, 18 anos residente no sítio Lagoa do Mato na zona rural aqui de Buíque teria sido agredido pelo seu genitor Ilário Alves Serafim, 57 anos residente no mesmo endereço tendo o pai agredido o filho com golpes de foice na cabeça, rosto e braço, causando no mesmo pequenas  lesões.

Ainda de acordo com informações da polícia militar repassadas ao balanço geral  após realizar o deslocamento até o local do fato, o agressor já havia se evadido, tendo  a vítima entregue aos policiais uma espingarda de fabricação artesanal do tipo soca-soca, além de um facão e uma foice, tendo a mesma sido usada na agressão.

Todo o material apreendido foi entregue no distrito policial local onde ali a autoridade competente tomou conhecimento do fato.

Com informação: Balanço Geral
Postado por: Blog Buíque & Cia

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO