TUPANATINGA - O CASARÃO DO TESOURO ESCONDIDO - SÍTIO PILÕES


Sítio Pilões localizado no Município de Tupanatinga, distante 18 km da Cidade, divisa com o Sitio Gravatá, Município de Buíque, separados apenas pelo Rio do Pinto o qual deságua no rio Ipanema e este no Rio São Francisco e como diz a canção popular: “E o Rio São Francisco vai Bater no meio do Mar.”

A região é um lugar grandioso e bonito, com serras, cachoeiras, rios, e muito povoado. Porém o que denota maior curiosidade e grandeza, não é somente a sua beleza geográfica, mas, sobretudo a sua importância histórica, principalmente para a nossa região que provavelmente nunca fora explorado.

O Casarão, residência do antigo Coronel Lulu Tenório, do qual muitos comentam da existência de um tesouro encantado. Que com certeza era grande parte das riquezas em jóias e ouro deixados pelos antigos moradores, mas nunca encontrado pelos seus próprios herdeiros, talvez seja uma lenda, mas na verdade o grande tesouro seja de fato os grandes casos históricos guardados na memória de todo aquele povo.

O Casarão com certeza é o ponto referencial de toda memória de uma civilização que fez historia e gerou várias gerações. Para a análise histórica da nossa Cidade e das demais cidades vizinhas, ali está de fato um grande tesouro; Uma comunidade que carrega sozinha o peso da historia, da memória, das lendas que se eternizaram na cultura, na fé e na própria vida. É o caso do Jovem Dílson de Zequinha que não se cansa de cobrar das autoridades competentes maiores compromissos com a historia do seu povo.

Para o jovem, grande representante daquela localidade, se faz necessário preservar o casarão, transformando-o em um forte museu, arquivo histórico e cultural da região. Tombá-lo pela Prefeitura e fazê-lo um patrimônio histórico municipal.

O Trabalho a ser feito nesse recanto é um gesto de grandeza que somente pessoas dotada de sabedoria, consciência, leveza de espírito, compromisso com a cultura e educação de um povo e, sobretudo muita Fé, poderá então concluir com muito zelo essa grande obra a serviço da civilização humana.


Com informações: Conexão Cultural
Postado por: Blog Buíque & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO