Buiquense é destaque em matéria de jornal em Ribeirão Preto-SP - Confira

Weber Sian / A Cidade
Carlos voltou a estudar com apoio da família e agora diz que tem uma vida melhor (foto: Weber Sian)
Uma força-tarefa, formada pelos governos municipal, estadual e federal, com o reforço da iniciativa privada, ajuda 7.100 alunos de Ribeirão Preto a desvendar os mistérios das palavras e dos números mesmo com uma idade já avançada. Eles fazem parte de alguns dos programas de alfabetização do município.
Um destes alunos é o pedreiro Carlos Antônio Correia, 52 anos, que há dois meses começou a frequentar o EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Dom Luiz do Amaral Mousinho.
A cada aula, Carlos se encanta ao aprender a ler e a escrever com mais facilidade. Ele é pernambucano e chegou a frequentar escola e até o antigo Mobral, na sua cidade natal, Buique, mas na época não dava importância ao estudo. “Quando a gente é novo só quer saber de namorar e mais nada. O interesse era pouco”, relembra.
Há quatro anos, Carlos chegou a Ribeirão e começou a ter necessidade de aprender mais. Ele sabia assinar o nome e conseguia ler algumas palavras, mas não era suficiente para ter uma vida boa na cidade. Casado pela segunda vez e com o apoio da nova esposa ele retomou os estudos.
“Gosto da escola porque é muito boa e minha mente, que era preguiçosa, agora está mais animada para leitura e escrever.”

A Secretaria Municipal de Educação oferece o EJA para quem tem mais de 15 anos. Em 2013, já foram atendidos 1.500 estudantes.
Para quem quer cursar os anos iniciais, de primeiro ao quinto ano, as matrículas podem ser feitas em qualquer período do ano. Do sexto ao nono ano, as inscrições são semestrais.
“O EJA dá oportunidade para os jovens e adultos se alfabetizarem e voltarem ao convívio escolar. É a classe que trabalha durante o dia e estuda à noite. O município realiza um trabalho interessante no sentido de ensinar a pensar e ter acesso ao conhecimento, portanto é significativo o trabalho nesta faixa etária e cada vez mais a gente abre as portas das escolas para que estas pessoas tenham acesso, inclusive a tecnologia”, diz Débora Vendramini, secretária de Educação. 

Com informações: http://www.jornalacidade.com.brPostado por: Blog Buíque & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO