Esc. Mul Antonio de Barros Sampaio/ Catimbau - começa de cara nova!!!


A EMABS - Esc. Mul. Antônio de Barros Sampaio / Catimbau -  começa o ano letivo de 2013, de cara nova, com  a pintura concluída e a  realização de  algumas reformas e retoques para o melhoramento do ambiente escolar, como: sala dos professores, laboratório de informática e diretoria. A mesma este ano contará com o Infantil, Alfabetizar com Sucesso, Acelera, EJA I, II, III e IV Fase, Séries Finais e Ensino Médio (Estudos Gerais e Travessia). E outros projetos virão por aí!!! A equipe gestora e composta, por: Armando Barretto, Liliane Oliveira, Esilva Cavalcanti, Rosiane Ramos, Vânia Sampaio, Nanci Albuquerque e Betânia.

Tudo isso é graças ao apoio dado pela Secretaria Municipal de Educação, através da sua competente secretária, Greyce Vaz, que tem dado o melhor de si para a melhoria da educação do município do Buíque.

CARRO CAI EM RIBANCEIRA DE 20 METROS, UMA MULHER MORRE E TRÊS PESSOAS FICAM FERIDAS


Uma mulher de 47 anos morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta terça-feira na PE-087, que liga aos distritos de Mandacaru e Uruçu Mirim, em Gravatá-PE.
De acordo com o que foi apurado pela nossa equipe que foram as primeiras pessoas que chegaram no local , o motorista de um carro Voyage de placa KIF 5411, que seguia no sentido Mandacaru/Gravatá, perdeu o controle da direção quando passava próximo a entrada das eólicas, desgovernado, o veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros.
Uma das pistas no sentido em que aconteceu o acidente ficou fechada por alguns minutos para o socorro às vítimas. Os feridos, Andresa de Lima, 19 anos, Alexandra Maria da Silva, 22 anos, foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o hospital. Uma das ocupantes, Maria das Graças Soares de Barros, 47 anos, sofreu ferimentos graves e veio a falecer depois de dar entrada no Hospital Paulo da Veiga Pessoa. O motorista do veiculo, ferido fugiu do local antes que a policia chegasse.

JOVEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO A PEDRADAS EM CARUARU


Um jovem foi brutalmente assassinado a pedradas na madrugada desta sexta-feira (15), na esquina das ruas Dorgival Xavier de Lima, com Abel Miranda Cavalcante, a poucos metros do canal da Vila Kennedy em Caruaru. A vítima, um jovem de aproximadamente 20 anos, não portava documentos, não foi identificada no local, apesar de dezenas de pessoas terem comparecido no local ninguém o conhecia.

Segundo moradores da área, foram ouvidos gritos de um homem por volta da meia noite e pouco tempo depois os próprios moradores acionaram o Samu que chegou rapidamente, mas a vítima já estava em óbito. Mesmo assim, os socorristas do Samu, o médico Dr. Paulo Guilherme, o enfermeiro Ênio, o técnico de enfermagem Airton e o condutor da ambulância Leonardo, só saíram do local com a chegada da Polícia Militar.
 
Os soldados Cristina, Mário Augusto e Neves da Patrulha do Bairro Salgado e o Tenente Santiago, Cabo Sátiro e soldados C. Alberto fizeram o isolamento do local e realizaram incursões na área para tentar chegar a autoria do crime.
O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Prefeito e vice-prefeita de Buíque confirmam participação em seminário comandado por Eduardo‏ Campos


O prefeito de Buíque, Jonas Camêlo Neto (PSD), e sua vice-prefeita, Miriam Briano (PSB), já confirmaram suas presenças no encontro que acontecerá no Hotel Canarius, na cidade de Gravatá-PE. A expectativa é que além da ajuda na qualificação da mão de obra, o Governo ajude os municípios a administrar a questão de saúde e, principalmente, o combate aos efeitos da seca que afeta não apenas a zona rural, mas também as cidades, que vem sofrendo um racionamento de água desde o ano passado.

O seminário acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, onde o governador Eduardo Campos deve anunciar, nesta ocasião, um pacote de ajuda aos prefeitos das 184 cidades do Estado. Estão em estudo as áreas que serão atendidas – a Saúde seria uma delas. Uma outra, é a liberação de servidores públicos estaduais para capacitar os funcionários dos municípios.

A iniciativa do socialista deve soar como um passo à frente da presidente Dilma, que reuniu os gestores em Brasília, no final do mês passado, e os frustrou ao não apresentar qualquer proposta de melhoria nos repasses do FPM.

Meteorito atinge região central da Rússia e deixa mais de 500 feridos



Um meteorito atravessou o céu sobre os Montes Urais na Rússia na manhã desta sexta-feira, provocando explosões e deixando mais de 500 feridos - a maioria dos ferimentos causados por estilhaços de vidro. Ao menos três pessoas estão em estado grave.
AP
Rastro deixado pelo meteorito é visto no céu de Chelyabinsk, na Rússia

"Houve pânico. As pessoas não faziam ideia do que estava acontecendo. Todo mundo começou a ir um na casa do outro para checar se estava tudo bem", disse Sergey Hametov, residente de Chelyabinsk, cerca de 1,5 mil km a leste de Moscou, a maior cidade afetada da região. "Vimos uma grande bola de luz quando saímos para ver o que era e ouvimos um som forte de trovão."
Um segundo residente de Chelyabinsk, Valya Kazakov, disse que alguumas idosas no seu bairro choraram pensando que se tratava do fim do mundo. Outros viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor.
Alguns meteoritos - fragmentos de um meteoro - cairam em um reservatório fora da cidade de Cherbakul, informou o gabinete do governo regional, de acordo com a agência ITAR-Tass.
Meteoros geralmente causam estrondos sonoros quando entram na atmosfera, porque percorrem o espaço muito mais rápido do que a própria velocidade do som. Ferimentos provocados na escala de hoje são extremamente raros.
AP
Meteorito passa próximo à estrada na região de Kostanai
O Ministério de Emergências da Rússia disse que 514 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro, e que 112 precisaram ser hospitalizadas. Equipes de busca estavam atrás dos destroços do meteorito.
O porta-voz do Ministério do Interior Vadim Kolesnikov disse que cerca de 600 m² de um telhado de uma fábrica de zinco caiu. Não se sabe com clareza se a queda foi causada pelo meteorito.
Há declarações conflitantes sobre o que de fato aconteceu. Um porta-voz do Ministério de Emergências Irina Rossius afirmou que se tratou de uma chuva de meteoros, mas outra porta-voz do governo Elena Smirnikh confirmou que um único meteoro foi fragmentado.
Um vídeo amador mostrava um objeto caindo do céu às 9h20 do horário local (3h20 em Brasília), deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 km de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
Não foram registradas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta-feira recebe ministros da Fazenda dos países do G20, foi notificado pelo ocorrido.
Assista ao vídeo:
O meteorito atingiu a Rússia menos de um dia antes de o 2012 DA14 fazer a passagem de um asteróide mais próxima da Terra já registrada - cerca de 28 mil km. Mas a Agência Espacial Europeia publicou em seu Twitter que os dois eventos não tinham conexão. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2 mil km² na Sibéria em 1908.
Pequenos pedaços de detritos espaciais - especialmente partes de cometas e asteroides - que estão em rota de colisão com a Terra são chamados de meteoróides. Quando os meteoróides entram na atmosfera terrestre, são chamados de meteoros. A maioria dos meteoros são destruidos na atmosfera, mas se eles sobrevivem ao calor e à fricção, são chamados de meteoritos.
Os dramáticos eventos provocaram reações de políticos na Rússia. O premiê Dimitri Medvedev, durante um fórum de economia na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, disse que o meteorito poderia ser um símbolo para o fórum, mostrando que "não somente a economia é vulnerável, mas todo o planeta".
Vladimir Zhirinovsky, o líder nacionalista, disse que "não são meteoros caindo, são testes de uma nova arma americana".

POLITICA PERNAMBUCANA EM LUTO: MORRE FERNANDO LYRA

Ex-ministro Fernando Lyra


O corpo do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra chega ao Recife às 11h desta sexta-feira (15). Ele faleceu no fim da tarde de quinta por falência de múltiplos órgãos no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, depois de 47 dias internado. De acordo com informações repassadas pelo irmão do ex-ministro e vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, o velório vai acontecer na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com visitação aberta ao público a partir do meio-dia. O sepultamento vai ocorrer às 17h no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Ainda de acordo com João Lyra Neto, a morte aconteceu às 17h30 (horário de Brasília).

Histórico
O ex-ministro foi internado no dia 29 de dezembro de 2012, no Real Hospital Português, no Recife, com infecção urinária e problemas cardíacos. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para o Incor, em São Paulo. Fernando Lyra havia saído da UTI do Incor no dia 9 de janeiro, após a infecção urinária ser tratada, mas voltou em menos de 48 horas para a unidade de cuidados intensivos. Na época, João Lyra Neto informou que o coração do ex-ministro estava funcionando com 30% da capacidade. Outro ponto que preocupava a equipe médica era a retenção de líquido, que resultava em aumento de peso e mais dificuldade para a função cardíaca.
Fernando Lyra foi ex-deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, através do voto indireto no colégio eleitoral, em 1985. Com a morte do mineiro e a posse de Sarney como presidente, foi mantido no governo, como ministro da Justiça, por pouco mais de um ano.
Ultimamente, Fernando Lyra estava fora da vida pública e vivia ao lado da família, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele deixou esposa e três filhas.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO