Globo Rural vai ao sertão da PB para uma conversa com a buiquense rainha do pífano Zabé da Loca

No assentamento Santa Catarina, na zona rural do município de Monteiro, no cariri paraibano, mora Izabel Marques da Silva, a Zabé da Loca. O apelido carinhoso foi dado porque durante 25 anos, ela morou dentro de uma pequena caverna.
Nascida em Buíque, Pernambuco, Zabé aprendeu a tocar pífano aos 10 anos com o irmão. Ainda adolescente foi morar em Monteiro e aos 79 anos foi descoberta pelo projeto Dom Hélder Câmara, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Aos 85, recebeu o prêmio de Revelação da Música Popular Brasileira, o que a tornou conhecida nacionalmente como a Rainha do Pífano.
Para ver o documentário acesse o site do G1 http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2014/07/globo-rural-vai-ao-sertao-da-pb-para-uma-conversa-com-rainha-do-pifano.html

Hoje, aos 90 anos, apesar da saudade que diz sentir de sua casa de pedras, há quatro meses ela não consegue voltar ao local. As chuvas constantes somadas à frágil saúde têm sido grandes obstáculos para a ilustre moradora do assentamento.
Zabé passa a maior parte do tempo sentada na frente da casa onde mora com a família de Josivane Caiano, a vizinha, com quem tem uma relação praticamente de mãe e filha. Josivane convive com Zabé desde os 11 anos de idade, e hoje diz ter como missão de vida cuidar da idosa.
Até hoje, Zabé guarda três flautas, e entre uma conversa e outra, mesmo com pouco fôlego, arrisca algumas notas.
Na casa onde morou depois que saiu da loca, tudo está do mesmo jeito que Zabé deixou. Na sala, os troféus, prêmios e o cartaz do documentário “O Mundo Encantado de Zabé da Loca”, lembranças da época em que fazia apresentações de pífano pelo Brasil.
Aos 90 anos, Zabé da Loca tem uma vida bem mais tranquila e diferente da época que vivia na pedra, como ela chama, ou durante as apresentações.
Hoje o tempo livre é dedicado a ver documentários de artistas locais. Ela fica horas assistindo aos DVDs de tocadores de pífanos e artistas que se apresentavam com ela e dá para perceber no semblante da rainha que fez do pífano uma paixão, o quanto a música ainda a fascina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO