MEC divulga resultado do Enem 2013 - Candidatos já podem consultar notas através do site do Inep

Foto: Igo Bione/JC Imagem

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite desta sexta-feira (3) as notas na internet. Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF para logar no site do Inep. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.
A correção do Enem é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. 
Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.
Os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, onde serão disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências exigidas no texto. O Inep ainda não tem previsão de data para a divulgação do espelho da redação. No ano passado, ele foi divulgado um mês após a nota da prova. A divulgação é apenas para fins pedagógicos. Nem a nota divulgada nesta sexta-feira, nem a correção da redação cabem recurso.
A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. 
As vagas são ofertadas por meio de editais. O primeiro, do Sisu, já teve o cronograma divulgado. Na segunda-feira (6) serão abertas as inscrições, que vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. No site do programa estão disponíveis as vagas ofertadas.
Durante todo o dia, os candidatos usaram o botão F5 - do teclado do computador - para atualizar a página do Enem na internet, já que o ministério informou que o resultado estaria disponível a partir desta sexta-feira, mas sem especificar o horário.
Nas redes sociais, os estudantes chegaram a brincar com a espera da divulgação do resultado. Um usuário do Twitter disse: "É hoje que o botão F5 quebra de tanto atualizar o site do Inep". Outro respondeu: "já quebrou". No microblog, o termo Enem está entre os dez tópicos mais publicados no Brasil. Uma usuária postou: "As notas do Enem ainda não foram divulgadas porque Deus está operando um milagre na minha". Outro disse: "Essa nota do Enem poderia sair logo! Isso tá virando tortura".

Para consultar o resultado, é necessário acessar o endereço eletrônico 
http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/

JOVEM CAJAZEIRENSE TEM A CABEÇA DECEPADA EM UM GRAVE ACIDENTE NO ESTADO DO MARANHÃO

Por volta das 14h30 desta quinta-feira (02), um grave acidente foi registrado na rodovia MA-119, trecho que liga os municípios de Vitorino Freite à Altamira, no Estado do Maranhão.

Segundo informações, um cajazeirense, identificado como Damião Pereira de Castro, conduzia uma motocicleta Honda Pop, cor vermelha, quando em um determinado momento veio a colidir frontalmente com uma Caminhonete F-250.

A Polícia Militar informou que o impacto entre a motocicleta e a caminhonete foi o suficiente para "decepar" a cabeça de Damião, deixando a sua moto totalmente despedaça. Damião Pereira estava de viagem no Estado do Maranhão com o propósito de visitar alguns de seus familiares em uma comunidade identificada como "Furo". O jovem era vendedor de confecções e filho de seu "Zé Bernardo", muito conhecido na região. O sepultamento ocorrerá às 16h00 desta sexta-feira (03), no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, na cidade do Padre Rolim.

V ENCONTRO DE BLOGUEIROS DE BOM CONSELHO JÁ TEM LOCAL DEFINIDO

V Encontro de Blogueiros e Redes Sociais de Bom Conselho irá acontecer após o carnaval de 2014. O local já foi definido nesta tarde, será na Câmara Municipal de Vereadores. Em breve divulgaremos a data, a programação e como será a maneira de se inscrever. Com uma nova parceria estaremos organizando um evento mais interativo

Uma multidão toma as ruas de Tabira para dar o adeus a Zé de Mariano, Lourdinha Madureira, Monica Madureira e Messias Madureira

Milhares e milhares de pessoas estiveram presentes no enterro do Poeta Zé de Mariano e parte de sua família que morreram tragicamente na quinta-feira (2) vítimas de um acidente na PE 320.
Poetas de todo o Pajeú, imprensa de várias cidades da região, familiares, amigos e curiosos, todos compartilhando da mesma angústia e do mesmo sentimento de saudade.
Padre Orlando, numa palavra de conforto à família e ao público presente, disse que é natural chorar, lamentar e sentir saudade, mas é natural também ter a certeza que os quatro irmãos falecidos estão no reino preparado por Jesus.
Dona Enildes Marinho agradeceu ao povo de Tabira pelo apoio em mais esse momento de tristeza e disse que uma das bênçãos de Deus foi a presença de Lourdinha Madureira em sua vida.
Se as imagens falam por si só, não precisa dizer mais nada de o quanto esses irmãos que morreram eram queridos pelo povo de Tabira e desse Pajeú inteiro. Vejam as emocionantes imagens do adeus ao poeta Zé do sertão e seus familiares.
enterro2enterro3
Padre Orlando transmitindo uma mensagem de conforto para Dona Enildes
Padre Orlando transmitindo uma mensagem de conforto para Dona Enildes
enterro5enterro6enterro7enterro8enterro9enterro10enterro11enterro12enterro13enterro14enterro 15enterro 16enterro 17enterro 18enterro19
Com informações: http://radardosertao.com

Eduardo empossa novos secretários do Governo de Pernambuco

O governador Eduardo Campos (PSB) deu posse aos seis novos secretários estaduais na manhã desta sexta-feira (3), em cerimônia realizada na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os nomeados são: João Bosco de Almeida (Infraestrutura), Adailton Feitosa (Turismo), Bernardo D’Almeida (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Murilo Guerra (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo), Marcelo Canuto (Cultura) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).
Eduardo agradeceu o empenho dos secretários que deixaram o governo e deu as boas vindas aos que iniciam sua missão, "para nos ajudar nessa tarefa de continuar o trabalho, um trabalho que entende a importância do diálogo, que sabe respeitar as diferenças, que sabe ouvir a população", disse. "Temos de entregar em 2014 muitas ações que começamos, fazer andar cronogramas, fiscalizar o que está sendo feito. Temos de manter o foco no trabalho, nas entregas a serem feitas", acrescentou.
Quem falou em nome dos novos integrantes foi João Bosco, que já comandou a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos na gestão de Eduardo Campos. "Temos de assumir o compromisso de atuar com esforço redobrado para que todos os objetivos e metas pactuados por esse governo com o povo pernambucano sejam alcançados", destacou o secretário, relatando diversas ações a serem concluídas este ano, como as barragens de Serro Azul, Igarapeba e Gatos.
O ex-secretário de Transportes, Isaltino Nascimento (PSB), fez o discurso representando o time que deixou as pastas do governo. O Termo de Posse assinado pelo governador complementa a reforma administrativa anunciada em novembro e publicada no Diário Oficial do Estado no segundo dia do ano.

Tubarão é avistado rondando barco próximo de Itamaracá, no Grande Recife

Um vídeo de um tubarão caçando uma arraia na praia de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, está atraindo internautas. Uma família filmou o animal enquanto pescavam na tarde desta quinta-feira (2). O tubarão martelo estava caçando uma arraia. O animal tinha cerca de três metros de comprimento.

A empresária Laura Albuquerque, de 61 anos, filmou a presença do tubarão com o celular. O vídeo foi compartilhado pela filha dela no Whatsapp, logo se espalhando. Durante o vídeo, é possível ouvir uma criança, o neto da empresária, pedindo para sair do lugar.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO