'Dormi até em cemitério', diz suspeito de mandar matar promotor em PE

Fazendeiro José Maria Barbosa presta depoimento à PF, no Recife.
Thiago Faria Soares foi assassinado a tiros em 14 de outubro de 2013.


Fazendeiro José Maria Barbosa chega à sede da PF, no Recife, onde presta depoimento (Foto: Luna Markman / G1)
Fazendeiro José Maria Barbosa chega à sede da PF, no Recife, onde presta depoimento (Foto: Luna Markman / G1)O suspeito de mandar matar um promotor de Justiça de Itaíba, no Agreste de Pernambuco, em outubro do ano passado, se apresentou à Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (28). O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, 55 anos, estava foragido desde a época do crime e falou à imprensa que chegou a dormir em cemitérios para escapar da prisão.
José Maria chegou à sede da PF por volta das 18h, acompanhado pela esposa e por advogados. "Eu estou me apresentando espontaneamente. Isso era para ter acontecido bem antes, mas a Polícia Civil nunca quis me ouvir. O delegado da Polícia Federal [Alexandre Alves], na hora que chegou em Águas Belas, que procurou minha família, meus advogados, eu me dispus a me apresentar para contribuir com as investigações", disse.
A PF assumiu o caso em setembro passado, a pedido do Ministério Público Federal e por ordem do Superior Tribunal de Justiça. O delegado Alexandre Alves, que é de Brasília, assumiu o caso em caráter especial.



Fazendeiro chegou acompanhado da esposa e de advogados; após depor, ele ficará preso no Cotel (Foto: Luna Markman / G1)
Fazendeiro chegou acompanhado da esposa e de
advogados; após depor, ele ficará preso no Cotel
(Foto: Luna Markman / G1)
Na época do crime, ele tinha cabelos bem grisalhos e apareceu nesta terça com os fios pintados. A tintura estava sendo usada para dificultar a identificação. O suspeito não informou os locais onde esteve escondido nos últimos meses. "Eu estava na pior situação que vocês podem crer, não é fácil deixar a família e viver da maneira que vivi um

Suspeito de mandar matar promotor de Itaíba concede entrevista a emissoras e se apresenta a polícia agora a noite


Depois de mais de um ano foragido, o fazendeiro José Maria Pedro Rozendo Barbosa – suspeito de ter encomendado a morte do promotor de justiça Tiago Faria Soares em Itaíba, no Agreste de Pernambuco – deve se apresentar no fim da tarde desta terça-feira (28) à Polícia Federal, no Recife. A informação foi dada pelo advogado de defesa de José Maria, Anderson Flexa, na manhã desta terça.
Flexa disse que José Maria agora se sente mais protegido para prestar depoimento, depois que a Polícia Federal assumiu o caso, em setembro, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “A Polícia Federal deixou bem claro que, em suas investigações, não vai descartar qualquer tese, qualquer linha de investigação. Isso para gente é confortante e é a certeza que nos passa que o depoimento de Zé Maria pode ser usado, agora, na tentativa de elucidação do caso”, explicou.
O crime aconteceu no dia 14 de outubro de 2013, na PE-300. Para a Polícia Civil, que iniciou a investigação do caso, foi o fazendeiro José Maria quem contratou o cunhado, Edmacy Ubirajara, para matar Tiago Faria. A motivação envolveria uma disputa por terras. Ubirajara chegou a ser preso – passou dois meses no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. O advogado de defesa conseguiu que o acusado saísse da prisão para responder pelo homicídio em liberdade.

Imortal obra de Willian Shakespeare “ Romeu e Julieta “ foi adaptada e apresentada em praça pública na cidade de Buíque


Aqueles que já tiveram o privilégio de assistir um dos maiores clássicos cinematográficos da historia do cinema mundial, Romeu e Julieta certamente ficaram encantados  com a linda historia de amor escrita pelo imortal dramaturgo Willian Shakespeare.

Adaptado a modernidade  do cotidiano, com treze atores  cearenses  a peça foi apresentada  em plena praça publica no finalzinho desta tarde de 28 de outubro na cidade de Buíque, no agreste do estado contemplada pelo projeto  palco giratório,  promovido pelo Sesc Ler Buíque.

Com  um roteiro adaptado ao estilo nordestino a peça ganhou um figurino riquíssimo em detalhes e cores  baseados na cultura regional tendo como inspiração o reisado, por ser rico culturalmente com arranjos sonoros executados por sanfonas e pífanos entre outros instrumentos da própria sonoridade  nordestina.


Como a cidade de Buíque ainda aos poucos está se inserido  simultaneamente  no meio da cultura e da arte, aos poucos começa abraçar os projetos de cunhos culturais com inserção de vários tipos de artes predominante das  maiores linhas culturais em todo estado, de certa forma  fica visível a cada apresentação a presença da sociedade nos eventos culturais  promovidos de todas as formas  por artista locais e regionais.

ASSASSINARAM O PORTUGUÊS!


Parece piada, mas é verdade! Assassinaram o português! Não, não estou me referindo ao nosso amigo João, e sim à nossa “bela e sagrada língua portuguesa”.


Isso até poderia ser “explicado”, considerando que o nível escolar do Brasil, comparado aos países desenvolvidos e aos emergentes, é um dos mais baixos do mundo. Mas, de forma alguma, se justifica o fato de, em pleno Século XXI, haja tão pouco conhecimento da língua portuguesa por parte de um blogueiro que escreve diariamente em uma página na internet. Neste caso somos obrigados a concordar com o que o blogueiro quis dizer? "ASSASSINATO". 

MATÉRIA POSTADA NO BLOG http://agrestemix.blogspot.com.br/2014/10/mais-um-assacinato-em-bom-conselho.html?spref=fb

Quarta rodada define classificados para 2ª fase da Copa TVAB de Futsal

Quatro jogos farão a abertura da segunda fase da Copa TV Asa Branca de Futsal, na noite desta terça-feira. As partidas serão realizadas em duas cidades do Sertão do estado: Arcoverde e Serra Talhada. Na primeira rodada, apenas as equipes dos grupos 14 e 15 irão participar, únicos com quatro equipes.
No Ginásio do Sesc, em Arcoverde, Rio da Barra enfrenta Sertânia e Bom Nome joga contra Ibimirim. Já no Ginásio Municipal, em Serra Talhada, Buíque duela com Tacaratu e Petrolândia pega Floresta. 
Confira a primeira rodada e a divisão de grupos:
1ª rodada - 2ª fase - Copa TV AB de Futsal (Foto: GloboEsporte.com)

Grupos segunda fase Copa TV Asa Branca de Futsal (Foto: GloboEsporte.com)

Filho de Eduardo diz que gratidão fez Dilma vencer

Usando a foto do pai, o filho de Eduardo Campos, Pedro, postou a seguinte mensagem em uma rede social:

"Essas eleições mostraram que o caminho estava aberto, o Brasil queria mudar e você saberia conduzir essa mudança. A mudança concreta, perdeu para a possibilidade de mudança. E agora torcemos para que Dilma mude mais e faça um governo novo com idéias novas. Quanto ao Nordeste e a Pernambuco não vamos nunca ter vergonha, nosso povo só mostrou mais uma vez que é livre e, acima de tudo, é grato. A gratidão elegeu Paulo por tudo que meu pai fez por esse estado, e agora a gratidão ao Presidente Lula, que virou o Brasil de frente para o Nordeste, levou à vitória de Dilma. O tempo dirá se a escolha foi certa, só sabemos hoje que ela é soberana e representa a vontade do povo brasileiro. À Presidente desejo boa sorte e espero, pelo bem do Brasil, que ela mostre que estávamos errados. Mas, independente disso, vou fazer como você ensinou, pai. Vou seguir sonhando e lutando, para a cada dia construir uma sociedade mais fraterna e equilibrada".

Por Junior Duarte
Com informações: Cauê Rodrigues

Casos de dengue aumentam 33% em Pernambuco


25 de Outubro de 2014


O número de casos de dengue confirmados até outubro aumentou 33% em Pernambuco na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o total de notificações diminuiu 4%. Conforme balanço da Secretaria Estadual de Saúde, neste ano 15.502 casos de dengue foram notificados, com 5.621 confirmações. Nos dez primeiros meses de 2013 foram 16.052 casos e 4.226 confirmações. “Como não estamos em ano epidêmico, pode ter alguns profissionais que não identificaram que aquilo é uma dengue clássica. No início, é parecida com qualquer outra virose, que dá dor de cabeça e dor no corpo e por vezes não aparecem manchas”, afirmou a diretora de Controle de Doenças e Agravos da secretaria, Roselene Hans. De acordo com o levantamento, Recife ainda é a cidade com o maior número de casos no estado -3.277 notificados e 1.305 confirmados. A preocupação aumenta com a chegada do verão. “Quando temos um ano com menos casos, no outro a tendência é aumentar e esse período do verão é propício à proliferação do mosquito. Quem tem uma vez pode ter outras três vezes”, disse Rosilene. Dos casos notificados na capital pernambucana, 38% estão concentrados em nove bairros: Areias (8,0%), Zona Oeste, Ibura (7,0%), Boa Viagem (7,0%), Imbiribeira (5,0%), Cohab (4,0%), Zona Sul, Casa Amarela (3,0%), Zona Norte, Iputinga (3,0%), Várzea (3,0%) e Jardim São Paulo (3,0%), Zona Oeste. O segundo município com mais casos de dengue é Salgueiro, no Sertão, com 1.831 casos notificados. A seca foi uma das principais causas para o aumento dos casos. “Nos depósitos em que carros-pipas enchiam, muitos eram enormes e ficavam abertos, era um foco muito grande, com potencial de proliferação. Tivemos que fazer todo um trabalho junto ao município, para eles verem que aquilo dali estava fazendo a dengue se espalhar”, acrescentou Rosilene. A doença tem sintomas como febre alta por cerca de uma semana, manchas vermelhas no corpo, dores de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas articulações e olhos; diarreia, vômito e falta de apetite. Quando a doença tem um estágio mais avançado, o infectado sente dor abdominal, tonturas, podendo até desmaiar. Também são comuns sangramento nas gengivas, nariz e em outros locais do corpo; sinais de choque, fezes escuras e suor frio. As medidas mais recomendadas para prevenir a doença são evitar deixar recipientes com água acumulada; tirar o excesso de água de lajes, deixar o lixo em sacos bem fechados, e guardar pneus secos e cobertos. 

Fonte: PE 247
Com informações: Diniz K-9

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO