Foliões fazem caminho inverso para brincar em Bezerros, interior de PE

Tranquilidade e clima de festa em família são motivos, afirmam foliões ao G1.
Primeira etapa do concurso de papangus iniciou neste domingo (15).

Alessandra CostaDo G1 Caruaru, em Bezerros
Concurso de Papangu em Bezerros (Foto: Alessandra Costa/ G1)Bezerrense Anderson Santos usa a tradicional máscara de papel machê (Foto: Alessandra Costa/ G1)
Durante o período de momo, a maior parte dos foliões que moram no interior seguem com sentido a Olinda e à capital pernambucana. Há, no entanto, quem faça o caminho inverso. Em Bezerros, no Agreste do estado, é comum encontrar grupos de amigos da região metropolitana que se reúnem todos os anos para brincar na centenária “Folia dos Papangus”.
Família de 'marinheiros' veio do Recife para a Folia dos Papangus, em Bezerros, Pernambuco (Foto: Alessandra Costa/ G1)Família de 'marinheiros' veio do Recife para a folia
(Foto: Alessandra Costa/ G1)
Uma turma formada por 15 "marinheiros" de uma mesma família fez isso, deixou o foco principal da folia do estado. “Alguns vêm há mais anos e outros estão vindo pela primeira vez. Um arrasta o outro e o que atrai é que aqui tem um clima diferente, uma animação saudável”, expressa a professora Angélica Leite, de 40 anos.
O analista de sistemas Rogaciano Nunes, de 25 anos, conta que este é o quarto ano em que o grupo de 12 pessoas deixa a irreverência de Olinda, onde moram, para passar o domingo de carnaval neste município do interior. “Aqui você vê que é mais família, há mais tranquilidade”, justifica Nunes. A cada edição, eles usam fantasias que os mantêm unidos; desta vez, decidiram lembrar a série infantil "Os Flintstones".
"Os Minions" também fizeram a festa, personificados por outra turma de amigos do Recife. “Participamos do carnaval de Bezerros há alguns anos, mas este é o segundo em que saímos fantasiados na troça intitulada 'Bloco dos Amigos Pegajosos'", explica a foliona Jéssica Soares, de 21 anos, estudante de Administração.
Concurso de Papangu em Bezerros (Foto: Alessandra Costa/ G1)Apesar da tradição de máscaras artesanais, outras também são bem-vindas (Foto: Alessandra Costa/ G1)
Concurso de Papangu
Levando adiante a tradição dos papangus, o desfile da categoria competitiva Adulto - que ocorre todos os anos aos domingos - reuniu uma multidão na Praça Centenária. O estudante Anderson Santos, de 20 anos e natural de Bezerros, desfila pelo quinto ano consecutivo e diz que, para esta edição, escolheu como tema “Na corte pernambucana, ser bobo é amar você”.
Ao final deste etapa, os participantes e a multidão seguiram em cortejo no Bloco do Papangu. O resultado do concurso deve sair nesta segunda-feira (16) e a premiação, que pode chegar a R$ 2 mil, será entregue aos ganhadores em até 90 dias, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura. As categorias competitivas Infanto-Mirim e Infanto-Juvenil desfilarão a partir das 10h da terça-feira (17) no Palco Cultural, montado na Praça Duque de Caxias.
Papangus 'Lula' e 'Dilma' fizeram sucesso na folia de Bezerros (Foto: Alessandra Costa/ G1)Papangus 'Lula' e 'Dilma' fizeram sucesso
(Foto: Alessandra Costa/ G1)
Os personagens surgiram no século XIX. Para entrar na Casa Grande e comer dos melhores banquetes, os escravos se vestiam com fantasias que cobriam totalmente o corpo e usavam máscaras, de acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Folia e política
A comitiva do governador Paulo Câmara (PSB) seguiu em meio aos foliões. Além dele, outros políticos prestigiaram o evento, como o vice-governador Raul Henry (PMDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o secretário estadual Isaltino Nascimento, da pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Outros também estiveram presentes, mas na fantasia de foliões. Foram os casos da presidente Dilma e e do ex-presidente Lula, ambos do PT.
A programação da Folia dos Papangus pode ser conferida na nossa página de Carnaval.
Governador Paulo Câmara acompanha a Folia dos Papangus, em Bezerros, Pernambuco (Foto: Alessandra Costa/ G1)Governador Paulo Câmara acompanhou o Bloco dos Papangus (Foto: Alessandra Costa/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO