Deputado Eduíno expõe obras paralisadas em audiência

“A adutora do Agreste é a aorta que vai levar o sangue para todo o povo. Uma obra de R$ 1,5 milhão que, nos últimos doze meses, vem sendo abandonada pelo Governo Federal e hoje é uma obra quase parada”, com essas palavras o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Thiago Norões, falou sobre os atrasos das obras estruturadoras na região do Agreste Central e Sertão do Moxotó, tema da Audiência Pública que acontece neste momento na Câmara de Vereadores de Arcoverde. O evento está sendo realizado por iniciativa do Deputado Estadual (PHS), Eduíno Brito, através da Comissão de desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa.

A falta de água é um grande problema para a região. A Câmara de Vereadores está lotada e não é à toa. A população de Arcoverde e municípios circunvizinhos sofre, principalmente, com os problemas no abastecimento de água.  Com a adutora pronta, a água vai sair de Arcoverde para abastecer quase todo o Agreste. Em, Alagoinha, por exemplo, há três anos não tem água nas torneiras. Nenhum representante do Governo Federal compareceu ao evento.

Além da adutora, a Transposição do Rio São Francisco também foi avaliada. Ela significa segurança hídrica para 12 milhões de habitantes do semi árido nordestino. É a obra mais importante do país, a solução para o abastecimento de água do Nordeste.  O Governo Federal também não tem conseguido dar continuidade. 


Outra obra que está atrasada é a ferrovia Transnordestina, considerada um sonho.  Entre 2009 e 2011, a obra andou com muita força. Entre o Piaui e Pesqueira tem obras. No entanto, houve rescisão com a empresa responsável pelas obras. O ritmo está lento e quase parado. A conclusão da ferrovia traria enormes benefícios como impulso ao pólo gesseiro, exportação de minérios, distribuição de insumos para a agropecuária. 

Para o Deputado Eduino, essa audiência pública é importante para que nós possamos fazer essa união de forças. “A falta de água tem dificultado a atração de investimentos, a geração de empregos e o desenvolvimento sócio econômico da região. Precisamos agilizar essas obras”, disse. Segundo ele, a conclusão dos trabalhos deve atrair novos empreendimentos e novas estruturas. O desenvolvimento da região está completamente dependente dessas obras. “O povo quer trabalho, não quer esmolas”, conclui.

Até o momento, estão presentes:

Raquel Neposiano – Coordenadora do Mãe Coruja
Mario Moreira – Secretaria de Saúde e o Estado
Marcos Rueda – representando o deputado federal João Fernando Coutinho
Vera Lúcia de Araújo (presidente da Associação São Geraldo)
André Tenório (Movimento Pro Arcoverde)
Franklin Freire (CESA)
Evandro Lins do Amaral (Sassepe)
Mariano Mário da Batalha (Assentamento Malhada)
Augusto Cézar Andrade Lima (Gerente Regional da Compesa)
Rone Cabeção (presidente do bairro Sucupira)
Adriele Nunes (CPRH)
Arlindo Pacheco da Rádio Independente
Prefeito de Alagoinha - Maurílio de Almeida
Valdir Pereira da Silva – Defensoria Pública
Deputados federais Betinho Gomes e Zeca Cavalcanti
Vereadoras Cleriane Medeiros e Luiza Margarida

Da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO