Programação da VI Jornada Literária Portal do Sertão é divulgada

Grade conta com participações da escritora Lenice Gomes e da publicitária Clarice Freire
 
Espetáculos, oficinas, contação de histórias e palestras estão reunidos nas VI Jornada Literária Portal do Sertão, que tem início nesta quarta (18) e segue com programação até o dia 28 de maio. Com a especialista em literatura infantil Lenice Gomes como homenageada, a edição deste ano traz como tema “A palavra é um brinquedo multicor, diverso e plural”, e tem foco no público infanto-juvenil. Além da homenageada, são presenças confirmadas escritores como Clarice Freire, Emerson Pontes, Ícaro Tenório e Kaká Werá.

O evento, de iniciativa do Sesc e curadoria de Andréa Marquim, Cida Pedrosa e Sennor Ramos, passará por Arcoverde, Buíque, Tupanatinga, Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó, São Caetano, São Bento do Una, Belo Jardim e pelos distritos de Carneiro e Serra dos Ventos. A Jornada leva ações literária a praças, escolas, sítios, teatros e ruas com o objetivo de aproximar a população da produção literária, fortalecendo a troca de ideias entre o público e os escritores.

A abertura das atividades será realizada em Arcoverde, amanhã (18).  Às 8h, haverá simultaneamente leitura de histórias em três locais: no Sesc Arcoverde, na Escola do Poço do Boi e na Fundação Terra. As ações serão desenvolvidas, respectivamente, por Emerson Pontes, Valdenice Alencar e Fabiana Coelho. Durante o dia, das 14h às 17h, tem oficina de poesia visual com Clarice Freire no Laboratório de Autoria José Rabelo Vasconcelos.

Em seguida, um cortejo sairá do pátio da Igreja Deus é Amor, no bairro de São Cristóvão, em direção a unidade do Sesc. À noite, às 19h30, haverá a cerimônia de abertura oficial da Jornada com a participação do gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, e dos curadores do evento. A palestra “A importância da diversidade na literatura infanto-juvenil”, uma conversa com Kaka Werá e Eliane Amorim Almeida no Teatro Geraldo Barros, faz o encerramento da programação do primeiro dia.

Segundo dia - Na quinta-feira (19), a Escola Lyons Antônio Moreno e a creche Nossa Senhora do Livramento recebem leitura de histórias. Já o projeto “Um escritor na minha escola” chega ao EREM Carlos Rios levando aos estudantes um encontro com Ícaro Tenório.

Às 18h, a Livraria Lira Cultural sedia a “Parada para leitura” com Kaká Werá. Em frente ao local, a Tropa do Balaco Baco, que é do município, apresenta o espetáculo “O Espelho da Lua”. Já na Estação de Cultura, o público poderá conferir a palestra “Histórias de Encantamento: Da Princesa da Pedra Fina ao Pequeno Príncipe” com Ésio Rafael e Josué Limeira.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento, www.sesc-pe.com.br/hotsites/2016/portal-sertao/.


Jornada - O projeto bienal reúne diversos grupos artísticos e um número expressivo de pernambucanos participam da Jornada, que soma mais de 100 convidados, entre escritores, críticos, pesquisadores e artistas em uma programação gratuita. O evento é agente de democratização do acesso à arte da literatura no interior do Estado, aproximando o público da produção literária e consolidando-se no cenário pernambucano como espaço de difusão, de construção de públicos leitores, troca de ideias e formação de escritores.

Lenice Gomes -  A escritora possui mais de 40 publicações e uma Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2003, pelo livro Brincando de Adivinhas. É contadora de histórias, pesquisadora de cultura popular e ministra cursos, oficinas e palestras sobre a temática.

Assinatura de email Elayne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO