Prefeito preso por suspeita de fraude renuncia ao cargo em Catende, PE

Prefeito de Catende foi preso durante a 'Operação Tsunami' (Foto: Reprodução/TV Globo)
Prefeito de Catende foi preso durante a Operação Tsunami  (Foto: Reprodução/TV Globo)O prefeito afastado de Catende, Otacílio Alves Cordeiro (PSB), renunciou ao cargo. A informação foi divulgada pela Câmara de Vereadores do município da Mata Sul de Pernambuco nesta sexta-feira (21). Ele foi preso durante a "Operação Tsunami" - deflagrada em 2 de junho deste ano - e levado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Por telefone, o G1 entrou em contato com Bartolomeu Mendonça - um dos advogados de Otacílio. Ele informou que atualmente o prefeito afastado está em prisão domiciliar. "Com a renúncia, ele perde o foro privilegiado porque deixa de ser prefeito e passa a ser cidadão comum. Agora o processo sai do Tribunal de Justiça de Pernambuco e vai para o Fórum de Catende. O inquérito já foi concluído e o próximo passo será pedir a revogação da prisão domiciliar", disse.

De acordo com a assessoria da Câmara, o pedido de renúncia foi entregue na quinta (20) e deve ser validado na segunda-feira (24), quando o Professor Josibias Cavalcanti (PSD) tomará posse. Ele era o vice de Otacílio e assumiu a gestão municipal quando o prefeito foi preso. Josibias também foi eleito prefeito de Catende no dia 2 de outubro - primeiro turno das Eleições 2016.

'Operação Tsunami'
Uma operação da Polícia Civil - denominada "Tsunami" - cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 21 de busca domiciliar e oito de condução coercitiva contra integrantes de uma associação criminosa em Catende, na Mata Sul de Pernambuco. Segundo a polícia, o grupo praticava emprego irregular de verbas públicas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Catende.

Prefeito mandou atrapalhar investigações
A operação "Longa Manus" cumpriu três mandados de prisão preventiva, seis de busca e apreensão domiciliar e quatro de condução coercitiva em Catende, Recife e Itamarcá. Segundo a polícia, os mandados são contra suspeitos de atrapalhar as investigações da "Operação Tsunami" - que deteve suspeitos de lavagem de dinheiro, desvio de veba e falsificação de documentos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, foram detidos o filho e o sobrinho do prefeito de Catende, e um policial militar. Quando o grupo foi preso, o advogado Bartolomeu Mendonça informou à TV Globo que estava analisando as denúncias para definir a linha de defesa de cada um dos suspeitos

Prefeito eleito
Professor Josibias Cavalcanti, do PSD, foi o prefeito mais velho eleito no Brasil no dia 2 de outubro. Nascido no dia 9 de agosto de 1928, ele tem 88 anos e irá assumir a prefeitura de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, pela terceira vez por meio de eleições diretas. Atualmente, Josibias está à frente da cidade por causa de uma decisão judicial, já que Otacílio Cordeiro - reeleito em 2012 - foi afastado do cargo e está preso por supeita de lavagem de dinheiro, desvio de verba e falsificação de documentos.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO